Mulher quebra equipamentos e agride funcionários de posto de saúde em Salvador após falta de vacinas

Publicado:

Uma mulher agrediu verbalmente funcionários da equipe do Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Pericles Laranjeiras, localizada no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (4), após ela ir até o local junto com seu marido para realizar a vacinação dos seus filhos, ambos menores de 12 anos.

De acordo com testemunhas, as agressões tiveram início quando a acusada foi comunicada que, devido a falta de doses e por determinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a imunização do público de 5 a 11 anos estava suspensa na rede municipal. Ao ser informada sobre a situação, a mulher então partiu para cima dos colaboradores do posto de saúde.

“Antes o marido tinha entrado, foi vacinado e saiu pedindo as profissionais para ter cuidado com a esposa pois a mesma estava alterada”, contou uma pessoa que viu toda a ação. As pessoas que estavam no espaço disseram que as funcionárias pediram para o homem permanecer ali para que a mulher não continuasse com as agressões, mas o marido dela não teria conseguido controlá-la.

Durante o ocorrido, a acusada fez ameaças de agressão física, xingou as pessoas da equipe e danificou o patrimônio, jogando computadores da unidade no chão.

Em nota, a SMS afirmou que lamenta o episódio e esclareceu que a vacinação para o público em questão está está temporariamente suspensa desde a última segunda-feira (2). A problemática, alegou a secretaria, foi amplamente divulgada nos canais de comunicação e na imprensa. 

“A pasta aguarda repasse de novo lote do imunizante para retomar a estratégia na capital. O calendário será divulgado em momento oportuno no site da SMS e Prefeitura de Salvador”, acrescentou o texto do comunicado, que também salientou o enquadramento da situação como um crime de desacato, previsto no artigo 331 do Código Penal.

Conforme disse o órgão municipal, os funcionários da unidade estão recebendo o devido acolhimento e suporte. Em decorrência do acontecimento, o atendimento na UBS Dr. Pericles Laranjeiras foi suspenso nesta quarta-feira (5).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...