Hospital Roberto Santos abre agendamento para ambulatório de tratamento da dor

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) iniciou o agendamento de consultas para tratamento da dor. O serviço será ofertado no ambulatório da unidade, às quartas-feiras, e é voltado, inicialmente, para pacientes egressos.

“A implantação de um serviço de tratamento da dor, em um hospital da importância e complexidade do Roberto Santos, traz um grande avanço em questão de humanização e acolhimento ao paciente. Há vários estudos que mostram que um grande percentual de pacientes, ainda que estejam internados, sentem dor de nível moderado a grande intensidade. Então, controlar a dor desses pacientes é um ato também de humanismo”, explica o anestesiologista Túlio Alves, coordenador do serviço de algologia do HGRS.

O Hospital Roberto Santos é a primeira unidade da rede estadual de saúde a implantar a especialidade voltada à construção de protocolos a nível ambulatorial e hospitalar. Inicialmente, o ambulatório atenderá apenas pacientes egressos do hospital e deve se expandir, posteriormente, para a população em geral com indicação de atendimento.

De acordo com Alves, uma das bases para desenvolvimento do serviço de tratamento da dor é a capacitação dos profissionais, desde equipe multiprofissional até médicos residentes. “Nosso projeto busca estabelecer uma estreita relação com as Residências Médicas do HGRS, principalmente em Clínica Médica e Cirurgia Geral. Nós sabemos, por exemplo, que a dor pós-operatória é uma dor aguda, então esse controle é importante. Além da capacitação dos médicos residentes, nosso objetivo é também capacitar todo o corpo multidisciplinar”, acrescenta o especialista.

Para agendamento, os pacientes egressos do HGRS com indicação para tratamento da dor devem enviar e-mail para [email protected], com assunto “Ambulatório da dor”. É necessário anexar RG, cartão do SUS, requisição e relatório de alta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...