Comissão de Anistia de Lula exclui militares nomeados por Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo Lula definiu os nomes dos novos integrantes da Comissão de Anistia e excluiu todos os militares escolhidos por Jair Bolsonaro que compunham este colegiado e que votaram em massa contra o entendimento de que houve perseguição política na ditadura contra militantes de esquerda.

Está fora da comissão, por exemplo, o general Rocha Paiva, que foi amigo do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, apontado como torturador no período que chefiou o Doi-Codi de São Paulo. Paiva escreveu o prefácio do livro de Ustra o definia como um “herói”.

A antiga comissão, formada na sua maioria por militares, negou, por unanimidade,  indenização de anistia política a ex-presidente Dilma Rousseff. O caso deve ser revisto pelo novo grupo. 

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, escolheu os novos integrantes da comissão e entre eles estão  Rita Sipahi, que foi presa junto com Dilma, durante a ditadura. O outro perseguido político escolhido é Mário de Miranda Albuquerque.

A provável presidente da comissão será a advogada e professora Eneá Stutz, que coordena o grupo de Justiça e Transição na Universidade de Brasília (UnB).

A composição, publicada no Diário Oficial desta terça-feira,  terá ainda a presença de outros conselheiros que também já foram da comissão nas gestões do PT.  Foram nomeados: Márcia Berbich Moraes, Ana Maria de Oliveira, Vanda de Oliveira, Prudente Mello, José Carlos Silva Filho, Virginius Franca, Manoel Severino de Almeida, Roberta Baggio, Marina Steinbruch, Egmar de Oliveira e Cristiano Paixão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juiz pede exoneração do TJSP após ser alvo de busca e apreensão

Meta descrição: Ex-magistrado Marcello Perino é exonrado do TJSP após investigações sobre favorecimento de parentes em falências e recuperações judiciais, evidenciando a chamada...

Prefeito de Cascavel abre processo após menina ser levada por engano por avô de outra aluna

Caso inusitado em Cascavel (PR) envolve a liberação de uma aluna de 4 anos por engano na Escola Municipal Artur Carlos Sartori. A...

Secretário diz que EUA veem Brasil como parceiro em minerais críticos

EUA veem Brasil como parceiro essencial em minerais críticos Os Estados Unidos veem o Brasil como um parceiro essencial em minerais críticos e estudam...