Janeiro Branco: Caps de Salvador promovem ações de cuidado com a saúde mental

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O cuidado com a saúde mental deve ser prioridade durante todo o ano. Neste mês, a campanha Janeiro Branco chama atenção de toda sociedade para a importância do cuidado com a saúde da mente. Em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) preparou uma programação ampla e diversa, com ações sendo realizadas em todos os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, localizados em Piatã, Canela, Rio Vermelho, Engenho Velho de Brotas, Armação e Pernambués.

O Caps II Garcia/Ufba, no Canela, promoveu um café da manhã na segunda-feira (16) para o grupo de família, por meio do qual discutiu a importância dos cuidados em saúde mental para os cuidadores, seguido da atividade “Corpo, Mente e Alma”, focada em trabalhar a expressão corporal dos usuários a partir da oficina de alongamento e relaxamento. Nos dias 12 e 26 de janeiro, a ação “Olhando a vida lá fora” acontece na unidade, a partir das 8h30, com o objetivo de realizar visitas em locais de Salvador com diferentes grupos de usuários.

Nos próximos dias 20 e 27, a Oficina 7ª Arte, também no Caps II Garcia/Ufba, vai projetar e debater filmes escolhidos pelos usuários dentro da temática da saúde mental. O primeiro filme a ser exibido será “O lado bom da vida”.

Localizado no Rio Vermelho, o Caps II Oswaldo Camargo vai realizar um passeio para os usuários na quinta-feira (19), às 9hs. A atividade, que acontecerá no Parque da Cidade, no Itaigara, englobará movimentos de Chi Kung e exercícios de meditação mindfulness ao ar livre e em contato com a natureza.

No Caps III Rosa Garcia, em Jardim Armação, ocorreu a projeção do filme “Divertidamente”, no turno da manhã. A roda de conversa “Saúde Mental e Qualidade de Vida”, ocorre no próximo dia 24, a partir das 8h30, e a Performance da peça teatral “Maluco Beleza” no dia 31, a partir das 8h30.

O Caps II Aristides Novis, localizado no Engenho Velho de Brotas, realizou, na última sexta-feira (13), uma roda de conversa sobre a importância do Janeiro Branco. Outras atividades lúdicas ocorrerão nesta quarta-feira (18), a partir das 8h30. Ações de Música e Prosa acontecem na segunda-feira (23), a partir das 8h30, e uma oficina de pintura e exposição dos materiais construídos em alusão à campanha movimenta o equipamento no dia 26, a partir das 14h.

O Caps AD Pernambués, promove atividades lúdicas e teatrais, dentro do “Plantão Loucura”, no dia 25, a partir das 14h.

Na semana passada, atividades também foram realizadas em outros Centros de Atenção Psicossocial da cidade. O Caps II Nise da Silveira, localizado em Fazenda Grande II, realizou a “Vida em Cores e Recortes”, atividade que teve como intuito expressar as vivências dos usuários e um espaço de compartilhamento, com vistas a ajudar os pacientes nas relações sociais e afetivas. Já o Caps II Liberdade organizou uma roda de conversa sobre a temática “Saúde Mental”, abordando as estratégias de cuidado nessa área. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...