Jerônimo determina que forças de segurança e justiça apurem duplo homicídio de indígenas no Extremo Sul

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse nesta quarta-feira (18) que determinou às forças de segurança e justiça do estado que acompanhem e apurem o duplo homicídio de dois indígenas, na tarde desta terça-feira (17), no município de Itabela, no Extremo Sul.

“Desde ontem, quando fui informado dos acontecimentos com indígenas no extremo sul baiano, determinei que a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Humano acompanhem e apurem este fato lastimável e inaceitável”, escreveu o gestor em suas redes sociais.

Segundo Rodrigues, também foi determinado o reforço imediato do patrulhamento ostensivo na região, conhecida pelos conflitos por terra entre os povos origiários e fazendeiros. A operação, de acordo com o governador, está em curso. “Não iremos tolerar qualquer tipo de violência”, garantiu.

O DUPLO ASSASSINATO
No fim da tarde de ontem (17), dois indígenas da etnia pataxó foram assassinados a tiros em um trecho da BR-101, nas proximidades do distrito de Montinho. As vítimas foram identificadas como Samuel Cristiano do Amor Divino, 25 anos, e Nawy Brito de Jesus, de 16 anos. 

Informações de testemunhas dão conta de que os dois trafegavam pela via em uma moto e estavam sendo perseguidos por homens a bordo de um carro. Conforme os relatos, as vítimas foram derrubadas, rendidas e executadas com vários tiros, inclusive na cabeça.

O crime aconteceu na entrada de uma propriedade rural ocupada há cerca de um ano por 19 comunidades pataxó. Os ocupantes da área reivindicam a homologação da área, que fica entre os municípios de Porto Seguro e Prado, para que haja demarcação e sofrem com reiterados ataques de ruralistas.

DELEGADOS E INVESTIGADORES DA PC INTENSIFICARAM ATUAÇÃO
Em comunicado à imprensa, no início da tarde desta quarta-feira (18), a Polícia Civil da Bahia informou que reforçou as equipes no Sul do estado para acelerar a elucidação das duas mortes em questão.

Segundo o órgão de polícia, delegados e investigadores da 23a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) estão realizando levantamentos e ações de inteligência na região. Após o ocorrido, informou a nota, guarnições das polícias Militar e Rodoviária Federal passaram a promover varreduras na região.

“Todas os policiais estão em campo levantando informações e buscando possíveis testemunhas, além de imagens. Importante acrescentar que equipes do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau) da PC estão dando apoio na apuração”, explicou o titular da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno.

Damasceno também acrescentou que informações sobre o caso podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brinquedo com “minhocão” é interditato após acidente em parque de diversões em Alagoinhas

Alagoinhas viveu um susto na noite de quinta-feira (25), quando um brinquedo conhecido como 'minhocão' de um parque de diversões instalado nas imediações...

PM apreende 37 tabletes de maconha em Feira de Santana após denúncia sobre motoboy que recusou entrega

A Polícia Militar, pela 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (67ª CIPM), apreendeu 37 tabletes de maconha na madrugada desta sexta-feira (26), em...

Acidente com brinquedo “minhocão” interdita parque de diversões em Alagoinhas

Um brinquedo de um parque de diversões virou enquanto era utilizado por frequentadores nas imediações do Estádio Carneirão, em Alagoinhas, na noite de quinta-feira...