Oposição critica volta de financiamento do BNDES em obras nos países vizinhos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Políticos opositores ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticaram o anúncio feito pelo petista, nesta segunda-feira (23/1), de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltará a financiar projetos de desenvolvimento e engenharia em países vizinhos.

O comunicado foi feito por Lula durante pronunciamento em Buenos Aires, na Argentina, ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández: “Vamos criar as condições para fazer o financiamento que a gente puder fazer para ajudar no gasoduto argentino”, disse.

O presidente brasileiro lembrou que tinha “orgulho” de quando o BNDES tinha mais recursos para financiar obras num país da América do Sul. “Porque é isso que os países maiores têm que auxiliar os países que têm menos condições em determinados momentos históricos”, declarou.

O anúncio, no entanto, não agradou a base política que faz oposição a Lula. Nas redes sociais, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), criticou a decisão e chamou de “ditadura do financiamento”:

“Lula fala que o BNDES voltará a financiar os países latino-americanos. O brasileiro já tomou calote bilionário de Cuba, Venezuela e Argentina e agora esse criminoso quer nos obrigar a financiar ditaduras novamente. A picanha que ele prometeu é para os hermanos. Fazueli!”, escreveu.

Lula fala que o BNDES voltará a financiar os países latino-americanos. O brasileiro já tomou calote bilionário de Cuba, Venezuela e Argentina e agora esse criminoso quer nos obrigar a financiar ditaduras novamente. A picanha que ele prometeu é para os hermanos. Fazueli! pic.twitter.com/OaZXeCXwyz

— Carlos Jordy (@carlosjordy) January 23, 2023

O também deputado eleito Mendonça Filho (União-CE) repreendeu a declaração. No Twitter, o parlamentar disse tratar dos “mesmos erros” cometidos pelos governos anteriores do PT: “Mesmos erros! O PT não aprendeu com o passado… o Brasil cheio de problemas e ainda querer carregar a Argentina quebrada nas costas…”. escreveu.

É importante lembrar que o populismo levou a Argentina, um dos países de melhor renda média da América Latina, a conviver há anos com uma hiperinflação crônica e com a população cada vez mais pobre.

— Mendonça Filho (@mendoncafilho) January 23, 2023

O partido NOVO ainda foi contra o anúncio de Lula e citou “muitos problemas” com as medidas de financiamento: “O PT tem um histórico de corrupção e investimentos ruins, utilizando o BNDES para colocar dinheiro dos brasileiros em seus projetos políticos no exterior”.

O NOVO é CONTRA o uso do BNDES – um banco público, financiado com dinheiro dos brasileiros – para o projeto de poder do PT.

— NOVO 30 (@partidonovo30) January 23, 2023

Financiamento do BNDES

Na Casa Rosada, Lula foi ainda mais enfático e afirmou que o “BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia, para ajudar empresas brasilerias no exterior e para ajudar que países vizinhos possam crescer”.

O petista lembrou que, na crise econômica mundial de 2008, quando era presidente da República, o BNDES evitou que a economia brasileira quebrasse. Segundo ele, o banco de fomento emprestou cerca de R$ 500 bilhões, que ajudaram a “alavancar a economia brasileira”.

Lula aproveitou para criticar a atuação do BNDES no governo Jair Bolsonaro. Segundo o petista, nos quatro anos de gestão Bolsonaro, o banco de fomento não emprestou dinheiro para desenvolvimento. “Então o Brasil também parou de crescer”, afirmou.

“O Brasil vai voltar a negociar com a América do Sul, com a América Latina, com a África, com a Europa, porque esse é o papel de um paíss que tem 215 milhões de habitantes. Esse é o papel de um país que quer ser protagonista e incidir na política internacional”, acrescentou o presidente brasileiro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Se precisar de advogado, Toffoli não terá AGU ao lado como teve Moraes

AGU não defenderá Dias Toffoli; Moraes está no centro de ação internacional envolvendo Trump Media e Rumble. Em desdobramentos do caso relacionado ao...

“Precisamos dar mais visibilidade ao samba”, defende compositor Edil Pacheco em meio ao Carnaval 2026

Edil Pacheco, com 50 anos dedicados ao samba, se emociona ao ser lembrado na programação oficial do Carnaval de Salvador. “Foi uma honra....

Compra on-line revelou esquema bilionário envolvendo chineses e PCC

Esquema bilionário entre chineses e PCC envolve fraudes fiscais e comércio online, aponta investigação A Polícia Civil de São Paulo, em parceria com a...