Sesab: Roberta Santana vai a Brasília em busca de recursos para fortalecer a vacinação na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em agenda na capital federal, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, deverá se reunir nesta sexta-feira (27) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O encontro, afirmou o órgão baiano, tem o objetivo de discutir a aplicação de recursos federais no estado, além de fortalecer a estratégia de vacinação, sobretudo com o envio de novas doses de imunizantes contra a Covid-19.

“A ministra tem ressaltado o comprometimento com a regularização do envio dos imunizantes contra a Covid-19 para todas as faixas etárias. É extremamente positivo voltar a ter esse diálogo com o Ministério da Saúde, expondo as necessidades da Bahia e reforçando o compromisso do governador Jerônimo com a vacinação e a saúde de baianas e baianos”, disse a secretária.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é aguardada a chega de lotes da vacina Pfizer destinada ao público de seis meses a um ano, que deve ser feito pelo Ministério da Saúde (MS) nos próximos dias. 

Dados da secretaria mostram que, em dois anos, mais de 35 milhões de doses de imunibiológicos contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o estado mas, apesar dos exemplos claros da eficácia da imunização, mais de seis milhões de baianos seguem com o esquema vacinal incompleto.

O encontro entre as chefes das autoridades em saúde federal e estadual também deve discutir as estratégias e critérios de aplicação da versão bivalente da vacina da Pfizer contra a Covid-19, prevista para ser usada em grupos prioritários. 

O MS possui estoque do imunizante, e deve publicar, em breve, orientações sobre uso das vacinas bivalentes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...