Em Brasília, Jerônimo e Roberta Santana discutem ampliação do Mutirão de Cirurgias Eletivas

Publicado:

O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e a Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, se reuniram com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, na última sexta-feira (27), em Brasília. As discussões giraram em torno do Mutirão de Cirurgias Eletivas estiveram entre os temas centrais da reunião, que abordou ainda a aplicação da Lei nº 14.434, que institui o piso nacional da enfermagem, liberação de obras federais paralisadas e alinhamento das estratégias de vacinação.

LEIA TAMBÉM:

  • Sesab: Roberta Santana vai a Brasília em busca de recursos para fortalecer a vacinação na Bahia

Na ocasião, o chefe do executivo baiano e a titular da Saúde apresentaram um panorama dos mais de R$ 55 bilhões em investimentos realizados pelo Governo do Estado no setor entre 2015 e 2022, e pediram atenção especial para a liberação de recurso que possam ajudar a saúde da Bahia a seguir avançando.

De acordo com a secretária, nos próximos dias, a Bahia terá novidades sobre o Mutirão de Cirurgias, ação que já realizou mais de 105 mil procedimentos e deve ser ampliada.

“Fomos muito bem recebidos pelos secretários e pela ministra e estamos levando muitas novidades para a Bahia. Temos novidades do Mutirão de Cirurgias, já que foi aprovada uma portaria com uma outra linha de ação colocada pelo nosso presidente Lula para sanar o represamento desses procedimentos que tiveram a demanda represada durante a fase mais crítica da pandemia da Covid-19”, adiantou Roberta.

No encontro, também foi firmado o compromisso para envio de novas doses da vacina contra a Covid-19, como a Pfizer Baby, destinado ao público de seis meses a um ano, além da Bivalente. Na última quinta-feira (26), o Ministério da Saúde anunciou o cronograma de aplicação de vacinas bivalentes contra a Covid-19 e, a partir da próxima semana, a Bahia deve começar a receber os imunizantes.

“É a retomada do Programa Nacional de Imunização (PNI). Já na próxima semana teremos o recebimento das vacinas pediátricas e baby, que já estávamos com o estoque zerado desde novembro. Além disso, abordamos também a retomada de duas obras do Governo Federal em Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, de radioterapia, que estão com perspectiva de retomada. Então, são boas notícias para a Bahia”, comemorou a secretária.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vigilância Sanitária do Rio fecha bar por venda de bebida sem registro

Neste final de semana, fiscais do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) interditaram o Bar Veneta, localizado na Tijuca, zona norte do Rio...

Casos de coqueluche crescem e provocam internações e mortes

O Brasil registra um crescimento alarmante nos casos de coqueluche, especialmente entre crianças pequenas. Um estudo do Observatório de Saúde na Infância aponta...

Comitiva internacional conhece no Rio sistema de saúde pública

Uma comitiva internacional, composta por representantes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Portugal e Espanha, visitou...