Como manter a autoconfiança e passar na entrevista de emprego

Publicado:

A autoconfiança é muito valorizada no mercado de trabalho, pois indica que a pessoa se sente qualificada para desempenhar seu trabalho e acredita em sua capacidade de enfrentar os desafios que surgirem ao longo da carreira. Mas, como acontece com muitas coisas na vida, essa sensação não deve ser exagerada nem insuficiente durante um processo de seleção profissional. Continue lendo e descubra como manter as doses certas de autoconfiança antes, durante e depois de uma entrevista de emprego.

O papel da autoconfiança antes da entrevista de emprego

Antes mesmo de iniciar sua preparação para a entrevista de emprego, dedique um momento para celebrar sua conquista e identificar os acertos que colocaram você mais perto do seu objetivo. Afinal, a convocação para essa etapa confirma que você atendeu aos requisitos para preencher uma vaga e soube apresentar a sua candidatura do modo adequado. 

Isso serve como estímulo para a sua autoconfiança e ajuda no controle do nervosismo diante do que ainda está para acontecer. Portanto, aproveite para reler seu currículo e carta de apresentação, comparar esse material com o anúncio daquela oportunidade e refletir sobre o que dizer sobre você na entrevista.

Cada pessoa tem os próprios rituais para se preparar para esse grande momento, mas você pode seguir as dicas do artigo linkado acima, que inclui:

  • Aprofundar sua pesquisa sobre a vaga e a empresa
  • Elaborar e treinar versões de respostas para todos os tipos de perguntas feitas em uma entrevista de emprego
  • Organizar o que for preciso para chegar com tranquilidade ao local da conversa (ou se conectar com sucesso para a entrevista online)

Se possível, faça algumas simulações com ajuda de familiares ou colegas para experimentar a sensação de interagir com quem faz as perguntas. E, ao se pegar pensando em algo que poderia sair errado, foque no que você pode fazer para que aquilo dê certo.

Como demonstrar autoconfiança durante a entrevista de emprego

Por mais que você tenha treinado bastante para a entrevista de emprego, é natural que a ansiedade se mistura à sua autoconfiança conforme o momento vai se aproximando. Para evitar que isso disperse a sua atenção ou faça com que você soe arrogante em suas falas, procure respirar com calma e seguir o fluxo proposto pelo entrevistador ou entrevistadora, lembrando de:

  • Fazer contato visual e sorrir com cordialidade nos momentos certos
  • Ouvir atentamente antes de responder ou fazer comentários
  • Desenvolver seu raciocínio a cada resposta para que suas falas não pareçam decoradas (por mais que você já tenha a maioria das ideias em mente)
  • Manter uma atitude positiva, mesmo que você cometa algum deslize ou a condução da conversa seja diferente do que você tinha imaginado
  • Perguntar sobre os próximos passos do processo seletivo antes do final da entrevista
  • Agradecer o tempo dedicado por quem fez a entrevista acontecer

Se você acha que terá dificuldade em manter e demonstrar autoconfiança nessa hora, experimente exercitar algumas técnicas de escuta empática ao se preparar para a entrevista. Isso faz com que a interação seja mais genuína e proveitosa, permitindo que você fique mais à vontade na conversa sem deixar o profissionalismo de lado.

Dicas para manter a autoconfiança após a entrevista de emprego

Aproveite o alívio do estresse depois que uma entrevista de emprego terminar e mantenha sua autoconfiança enquanto você não tem notícias sobre o avanço daquele processo. Estas atitudes ajudam a lidar melhor com isso:

  • Faça um relatório do seu desempenho, anotando as perguntas feitas durante a entrevista e o que você lembra de suas respostas. Escreva sobre o que você achou bom e o que poderia melhorar em futuras entrevistas ou em certas situações ao conseguir aquele emprego.
  • Você pode enviar um e-mail de agradecimento, mas só coloque informações adicionais se isso for solicitado e não cobre uma resposta antes do prazo. O ideal é aguardar a data informada na entrevista ou esperar pelo menos uma semana antes de fazer contato com a empresa sobre aquela vaga.
  • Continue firme na busca de outras oportunidades até que a negociação de um contrato seja iniciada.

Você tem todo o direito de para pedir uma posição sobre uma entrevista de emprego, mas prepare-se para encarar qualquer resultado com positividade — inclusive a falta de retorno para seu contato. Lembre-se que muitas coisas envolvidas na seleção de talentos não dependem de você, mas que é possível aprender muito ao participar desse processo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Quem tem Chagas, tem pressa”: projeto busca tratar pacientes mais perto de casa

Iniciativa aproxima diagnóstico e tratamento para pacientes contaminados com a doença de Chagas, com testes rápidos e atenção primária

Falta de saneamento básico leva mais de 80 mil idosos à internação de no Brasil

Levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que pessoas com mais de 60 anos responderam por 23,5% das hospitalizações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado

InfoGripe: casos de SRAG em crianças aumentam em alguns estados

Apesar do cenário nacional seguir em queda, os estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul registram aumento de ocorrências na faixa etária, associados ao VSR