Conheça 5 marcas que fazem camisetas para fãs de cultura pop

Publicado:

A camiseta é uma ótima peça para quem gosta de se expressar por meio da moda. Afinal, é uma “tela em branco” para estampar artistas, bandas, filmes e desenhos favoritos. A Coluna Moda Fora dos Padrões separou cinco opções de marcas para quem é fã de cultura pop.

Vem conhecer!

Capas de CDs, cenas de filmes e letras de músicas. Infinitas são as possibilidades de explorar a indústria cultural em camisetas que deixam fãs alucinados. A t-shirt estampada é perfeita para quem adora deixar claro o próprio gosto musical, por exemplo.

Além disso, a peça é democrática: fica bem em corpos de diferentes tamanhos e gêneros. É perfeita, ainda, com shorts, calças e até por cima de vestidos, que acabam virando “saias”.

A camiseta gráfica deixa qualquer look mais descontraído e estiloso. As opções no mercado são diversasA peça pode ser encarada como uma vitrine para expressar o próprio gosto. Estampas de artistas, bandas, filmes e desenhos fazem sucesso entre pessoas de diferentes idadesNo Brasil, diversas marcas criam ilustrações originais e criativas para homenagear artistas e produções nacionais e internacionais. São produtos focados em fãs de cultura pop e rockConfira as cinco marcas selecionadas pela coluna:

Ar Corp “A Ar Corp é uma marca de camisetas gráficas com influência das décadas de 1980, 1990 e 2000, com carinha daquele adolescente que cresceu vendo MTV”. É assim que Thiago Oliveira define a etiqueta que fundou há quase 12 anos. 

A marca desenvolve estampas para quem gosta de uma estética artsy e também para quem é mais “cringe”. Um exemplo? A camiseta que homenageia Lacraia, a dançarina de funk que fez sucesso no começo do milênio.

A Ar Corp conta com um acervo que abrange fãs de diferentes idades e gêneros: de Björk a Beyoncé. “Como as estampas são baseadas nas décadas passadas, o corte da camiseta também é. Ela é mais ampla, a gola é grande e as estampas são exclusivas”, aponta Thiago Oliveira.

Em entrevista à coluna, Thiago disse que toca a marca praticamente sozinho. A criação e a logística são demandas suas, enquanto a mãe ajuda com a embalagem e o despacho nos Correios.

Para o futuro, Thiago Oliveira espera que a Ar Corp feche uma parceria com algum artista nacional. “A galera aqui não pensa em produzir um ‘merch‘ bonito e atrativo para os fãs comprarem. Se eles não fazem, a gente segue fazendo”, afirma o fundador e diretor criativo.

O cantor Vitão com camiseta em homenagem à baiana Gal Costa, peça da Ar CorpA cantora Duda Beat também tem uma Ar Corp para chamar de sua. Posou para foto com camiseta com estampa da também cantora RosalíaFã de Britney? Luisa Sonza também! A princesa do pop não podia faltar no acervo de uma marca que se inspira nos anos 1990ALMerchA referência do nome ao termo merchandising, que se refere a ações de marketing para vender produtos, já diz tudo. A marca fundada em São Paulo, em 2006, nasceu para promover a cantora Avril Lavigne pelo país.

Dezesseis anos depois, a ALMerch expandiu a produção para abarcar outros cantores, bandas e marcas. “Aqui, é tudo feito de fã para fã!”, como define a própria empresa.

As camisetas da marca são itens obrigatórios em festivais, shows e, claro, no dia a dia dos fãs. Mostrando que está atualizado às novidades da música, a ALMerch tem opções de estampa descoladas de Billie Eilish, Miley Cyrus e Rosalía.

A Avril Lavigne, ícone do pop rock do começo do milênio, segue como a musa da marca ALMerchNo Instagram, a marca reposta diversas fotos dos fãs dos produtosNo Lollapalooza de 2022, que tinha Miley Cyrus como artista destaque do festival, a camiseta da ALMerch bombou entre os fãsBepopEngenheiro de formação e pós-graduado em marketing, Caio Faria fundou em 2020 a Bepop, marca de camisetas e acessórios para fãs de cultura pop. No começo, o foco era a revenda de discos de vinil, mas logo a moda virou a parte central.

Em entrevista, Caio contou que a inspiração para a marca surgiu durante uma temporada fora do país. “Depois de passar um ano trabalhando como engenheiro na Irlanda, fiquei inspirado por como a Europa ainda mantém vivo o consumo de mídias físicas e produtos inspirados em artistas. Daí surgiu a ideia de trazer isso pro Brasil”.

“A Bepop é uma celebração da música pop”, afirma o fundador da etiqueta. Um grande diferencial da marca é rapidez: já tem disponíveis para compra produtos diversos sobre o Midnights, álbum da Taylor Swift lançado em 21 de outubro, por exemplo.

Cerca de 40% dos produtos já são de fabricação própria, mas o objetivo é encerrar a terceirização da produção até o fim de 2023. Outro plano para o futuro, segundo Caio Faria, é abrir uma loja física em São Paulo, cidade natal da marca.

“A Bepop utiliza a genialidade dos maiores álbuns do pop como fonte de inspiração para criação de produtos que vão além da moda”, afirma Caio FariaCaio gerenciou a Bepop sozinho por muito tempo, cuidando do marketing ao atendimento. Agora, tem quatro colaboradoresSegundo o fundador, a marca criou “uma comunidade de fãs e clientes que interagem entre si, mantem contato recorrente e se encontram em shows e festivais, por exemplo”Chico ReiA mineira Chico Rei é uma das marcas de camiseta mais consolidadas do país: tem atualmente 130 funcionários. Foi fundada em 2008 por Bruno Imbrizi, quando ainda era estudante na Faculdade de Artes de Juiz de Fora.

O seu desejo era criar peças que refletissem o próprio estilo. Deu tão certo que a marca criou “vida própria” ao longo dos anos. Atualmente, no e-commerce, a Chico Rei oferece estampas originais do mundo geek, de séries, da música, entre outros.

Recentemente tem investido em artes ativistas com estampas para a comunidade LGBTQIA+, por exemplo, e também para jogar luz sobre movimentos de preservação de biomas brasileiros. Parte do lucro das vendas também tem sido direcionado para projetos que visam impactos sociais e ambientais. 

Segundo Vitor Vizeu, diretor de marketing, as estampas nascem o trabalho de criação da Chico Rei envolve “um olhar atento para o mundo”. “Uma camiseta pode ser fruto de alguma ideia relacionada a acontecimentos do mundo, de uma collab, de uma sugestão de clientes ou simplesmente de uma necessidade pessoal de quem cria”, afirma.

A marca pretende aumentar a presença no mercado físico com a abertura de lojas próprias e vendas em multimarcas. O site, porém, não perderá a força. “Seguimos com nosso projeto de expansão do e-commerce, com perspectiva de 30% de crescimento no próximo ano nessa unidade de negócios, através de uma série de ações, como novas collabs e lançamento de novas linhas de produtos”, conta Vitor.

A Chico Rei tem a sagacidade de criar estampas criativas a partir de unanimidades nacionais, como o cantor Zeca PagodinhoCristiana Oliveira, atriz que interpretou Juma na primeira versão da novela Pantanal, com a camiseta da Chico Rei em prol das ONGs que visam preservar o bioma brasileiroA Chico Rei oferece uma ampla gama de estampas, de artistas brasileiros a séries norte-americanas. Acima, camiseta Gal Legal, em referência à baiana Gal CostaMoon PixComparada com as outras etiquetas desta matéria, a Moon Pix se diferencia em um ponto: é a que mais investe em estampas originais sobre a cultura brasileira. Artistas como Cartola, Gal Costa e Jorge Ben marcam presença nas camisetas.

Segundo Tainara Hijaz, natural de Criciúma, em Santa Catarina, a marca nasceu para atender uma demanda pessoal por produtos de artistas menos populares. As peças começaram a fazer sucesso entre amigos e conhecidos e virou um negócio.

“A Moon Pix é uma loja feita por e para as pessoas que simplesmente amam muito arte e cultura nas suas diversas formas, mas principalmente música e cinema”, afirma Tainara. O primeiro “slogan da marca”, que foi tirado de uma música da banda britânica Blur, resume bem a ideia: “We wear the same clothes ’cause we feel the same” (Nós usamos as mesmas roupas porque sentimos o mesmo).

A marca vende atualmente produtos como moletons e bonés, além das camisetas, claro, feitas em 100% algodão. “Para o futuro, espero que a Moon Pix continue crescendo e, quem sabe, tenha até um ponto físico”, almeja Tainara. 

“O conceito da Moonpix existe há mais de 10 anos, só que já teve outro nome, outro foco e nada da visibilidade que tem hoje”, conta a criadora da marca à colunaA marca catarinense cria estampas para nichos muito específicos. Um exemplo? A camiseta da banda de rock inglesa Black Midi, fundada em 2017“Incontáveis vezes as pessoas me mandam mensagens como ‘eu não acredito que existe camiseta dessa banda pra comprar no Brasil’”, afirma TainaraDiversas são as marcas que trabalham com a estamparia e a ilustração como carro-chefe. A curadoria separou cinco nomes que focam em lançar produtos para quem é fã de séries, filmes e música. Vale destacar que empresas de fast fashion, como a C&A e a Renner, também lançam coleções temáticas pontuais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gabinete de segurança de Israel aprova plano para ocupar Gaza

O gabinete de segurança de Israel conseguiu a aprovação do plano apresentado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que visa ocupar Gaza e derrotar o...

TCE-BA aprova contas de Jerônimo Rodrigues com três ressalvas e mais de 100 recomendações

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) acaba de emitir um parecer prévio favorável à aprovação das contas do governador Jerônimo...