Feira: Por não conseguirem atendimentos em outras unidades, pacientes lotam a UPA do HGCA

Publicado:

Neste sábado (28), foi registrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, uma superlotação, além de uma fila de ambulâncias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que aguardavam a remoção dos pacientes.

Conforme noticiou o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, muitos pacientes e familiares relataram a reportagem que procuraram atendimento na UPA do HGCA porque não conseguiram nas outras unidades. Entre os motivos para a recusa no atendimento estavam a falta de material e de atenção de alguns profissionais.

Um dos que estavam no local, e não quis se identificar, contou que esteve com a esposa na UPA do bairro Queimadinha na quinta e na sexta-feira, mas não conseguiu eficiência no acolhimento. Segundo ele, a mulher apresentava fortes dores no rim e não recebeu nem a guia para fazer ultrassom e nem a receita médica.

“Estivemos na quinta-feira na UPA da Queimadinha, ela levou os exames, mas não olharam. Fomos ontem novamente e aconteceu a mesma coisa. Disseram que ela precisava de ultrassom, mas o médico não deu a requisição e liberou. Viemos para a UPA do HGCA hoje e ela ficou internada. Está com pedras nos rins e infecção urinária”, afirmou.

O médico José Luiz, diretor da UPA do HGCA disse ao Acorda Cidade que a unidade está passando por um momento muito difícil. O local tem capacidade para internar cerca de 18 pacientes e já chegou a receber até 50. Segundo ele, a equipe está fazendo o máximo de esforço para atender a todos pela classificação de risco e a realidade é que a UPA está atendendo a uma capacidade de até três vezes mais da sua real condição de assistência.

“Na sala de medicação, local que não é para os pacientes ficarem internados, chegam a ficar até 30 pessoas. A Sesab tem buscado dar encaminhamento aos pacientes para as unidades do estado, mas o que está acontecendo é um absurdo. A maioria das pessoas diz que vem para cá porque não está conseguindo atendimento nas unidades do município e as que conseguiram, relatam que estão sendo encaminhadas, devido a falta de medicamentos nestas unidades”, relatou.

O médico lamentou que há pessoas idosas, pacientes oncológicos que ficam internados na UPA, sentados por longas horas em cadeiras. Ele considerou o quadro de muito pesar e sofrimento.

“Já passamos para a Sesab e alguns já vão para a transferência. Mas meu desespero é não ter onde colocar mais pacientes. É preciso fazer uma intervenção e o município dar a assistência”, afirmou.

Sobre as ambulâncias do Samu que chegam à Unidade, ele comentou que muitas estão indo para o HGCA, que também está ajudando no suporte aos pacientes e na situação da superlotação.

Caroline Andrade, enfermeira administrativa da UPA, pontuou que a equipe de funcionários é dimensionada de acordo com a quantidade e leitos e que pelo excesso de pacientes a assistência pode ficar prejudicada.

“Temos que acolher os pacientes e os acompanhantes para pessoas acima de 60 anos que precisam ser acompanhadas. Procedimentos como trocas de sondas e curativos que podem ser feitos em unidades básicas, estão sendo encaminhados para a UPA do HGCA”, frisou.

A reportagem esteve na UPA do bairro Queimadinha e foi informada que o diretor da unidade atende em horário administrativo. A médica de plantão, Rebeca Gama, entrou em contato com ele, mas não foi autorizada a falar.

Na quinta-feira (26), ouvintes procuraram o Acorda Cidade para reclamar da falta de soro fisiológico na Policlínica do bairro Rua Nova. Em resposta à reclamação, a coordenadora das UPAs e Policlínicas do município, Vera Galindo, frisou que o problema se deu devido a um desvio da carga de material durante o trajeto.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“TJ-BA Mais Júri” atingem meta de mil sessões em 2025 e consolida 2ª edição como marco na justiça baiana

Em agosto de 2025, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) celebrou um marco significativo: alcançou a impressionante meta de 1.000 sessões plenárias...

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente da própria filha por cinco anos no interior baiano

Um comerciante foi detido pela Polícia Civil sob a suspeita de ter abusado sexualmente da própria filha, uma adolescente de 13 anos. A...

Energy Fuels oficializa adesão à ACB e reforça protagonismo da Bahia em minerais estratégicos

A Associação Comercial da Bahia deu um passo significativo em sua trajetória ao acolher a norte-americana Energy Fuels Inc. como nova associada. Esse...