Governo federal lança campanha para alertar população sobre Influenza Aviária

Publicado:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou a campanha “Influenza Aviária? Aqui não!”, com o intuito de sensibilizar cidadãos, médicos veterinários, avicultores e polícia ambiental sobre a importância das notificações imediatas de suspeitas, de estar atento ao comportamento anormal ou à grande mortalidade de aves comerciais, de fundo de quintal e silvestres, e saber as noções básicas de prevenção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), esta temporada de ocorrência da IAAP continua com surtos em aves de produção e em outras aves, principalmente nas regiões da Europa e Américas. 

A recomendação, apontou o órgão, é que se mantenham os esforços de vigilância e as medidas de biosseguridade nas granjas, visando evitar o contato direto e indireto de aves domésticas com aves silvestres, principalmente as migratórias aquáticas.

Até o momento, nenhum caso de gripe aviária foi confirmado no Brasil. Mas as autoridades sanitárias alertam para um cuidado maior para aves com sinais respiratórios, nervosos, digestivos ou alta mortalidade, inclusive em aves de vida livre. Em casos assim, o Serviço Veterinário Oficial deverá ser avisado imediatamente ou a plataforma e-Sisbravet deverá ser notificada.

Siga a coluna Saúde do Bahia Notícias no Google News e veja os conteúdos de maneira ainda mais rápida e ágil pelo celular ou pelo computador!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Covid-19: Brasil registra mais 244 mil novos casos em 2025

Mesmo com números menores que nos picos da pandemia, o coronavírus segue circulando no Brasil; especialistas reforçam a importância da vacinação e da prevenção diante da queda da imunidade e surgimento de novas variantes

InfoGripe: de casos de Covid-19 aumentam nas regiões Centro-Sul e Nordeste

Boletim da FioCruz aponta que alta foi registrada no Distrito Federal e nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais,Piauí e Paraíba

InfoGripe: número de casos de SRAG por Covid-19 aumenta em quatro estados do país

Boletim da FioCruz aponta que alta foi registrada no Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Paraíba; apesar de não ter grandes impactos nas hospitalizações por SRAG, população deve ficar atenta, diz pesquisadora