Novo comandante do Exército era o preferido de Alexandre de Moraes

Publicado:

O novo comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que discursou em defesa da hierarquia e do respeito às eleições nesta semana, era o nome favorito do ministro Alexandre de Moraes para comandar o Exército. Não só do ministro, aliás. O ex-ministro da Defesa Raul Jungmann também sugeriu o nome do general a Lula.

O nome do general, que também foi defendido por alguns senadores, chegou a ser cogitado por Lula, mas o petista preferiu respeitar a tradição de escolher o general mais antigo no Alto Comando e nomeou Júlio César de Arruda.

Lula demitiu Júlio César de Arruda neste sábado.

Moraes também defendia como uma opção o general Valério Stumpf. Os dois eram considerados pelo ministro do STF legalistas, que saberiam manter a política distante dos quartéis.

“Ser militar é ser profissional, respeitar a hierarquia e a disciplina. É ser coeso, íntegro, ter espírito de corpo e defender a pátria. É ser uma instituição de Estado, apolítica e apartidária. Não interessa quem está no comando, a gente vai cumprir a missão do mesmo jeito”, defendeu Paiva, em discurso à tropa na sexta-feira.

O novo comandante do Exército disse que é papel dos militares defenderam a democracia, e que o regime político pressupõe “liberdade, garantias individuais, políticas e públicas”.

“Também é o regime do povo. Alternância de poder. É o voto, e quando a gente vota, tem que respeitar o resultado da urna. Não interessa. Tem que respeitar. É essa a convicção que a gente tem que ter, mesmo que a gente não goste. Nem sempre a gente gosta, nem sempre é o que a gente queria. Não interessa. Esse é o papel da instituição de Estado, da instituição que respeita os valores da pátria. Somos Estado”, afirmou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF: quadrilha emite 336 cartões da Caixa com dados falsos

A Polícia Federal (PF) lançou a Operação Cartão Família nesta sexta-feira (29/8) para desmantelar uma organização criminosa que fraudou a emissão de cartões...

Anistia ao 8/1 também é principal dor de cabeça para Motta nas redes

A questão da anistia relacionada aos eventos de 8 de Janeiro tem se tornado uma preocupação constante para Hugo Motta, atual presidente da...

Estudantes palestinos são acolhidos pela Irlanda e deixam Gaza

O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Harris, anunciou nesta quinta-feira (28/8) que 52 estudantes de Gaza chegarão ao país esta semana....