O novo aceno de Toffoli a Lula e ao PT

Publicado:

O ministro do STF Dias Toffoli afirmou, em um almoço com empresários e políticos na semana passada, em São Paulo, que quer se reconectar com a população.

Na conversa, segundo relatos, Toffoli disse que pretende rodar mais pelo Brasil para conversar diretamente com as pessoas, inclusive indo a comunidades.

O ministro do STF lembrou aos interlocutores que conhece diversas favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo, dos tempos em que trabalhou como advogado do PT.

Segundo relatos, Toffoli avaliou aos empresários e políticos paulistas que essa reaproximação com as bases será importante tanto para ele quanto para o Supremo.

AcenoA fala de Toffoli foi vista pelos interlocutores como um aceno do magistrado em busca de reaproximação com a classe política. Sobretudo com petistas e o presidente Lula.

Indicado por Lula ao STF, Toffoli se afastou dos petistas ao longo dos últimos anos. O ministro chegou, inclusive, a dar decisões contra lideranças do PT no julgamento do Mensalão.

Aliados de Lula lembram que o presidente guarda mágoa até hoje por Toffoli não ter autorizado o petista a deixar a prisão para ir ao velório de seu irmão Vavá, em 2019.

Na época, Toffoli concedeu o direito de Lula se encontrar com familiares em uma unidade militar em São Paulo, com a possibilidade de o corpo de Vavá ser levado até ele. O petista recusou.

Após a eleição de Lula, o ministro do STF pediu desculpas ao presidente e vem buscando pessoas próximas ao petista numa tentativa de reaproximação.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo: substância dos “cogumelos mágicos” pode atrasar envelhecimento

Um estudo inovador da Universidade Emory, nos Estados Unidos, traz à luz evidências promissoras sobre os efeitos da psilocina, um composto psicodélico presente...

Post da Nasa faz crescer interesse em região de Caldas Novas. Entenda

No dia 16 de junho, um post surpreendente da Nasa nas redes sociais acendeu a curiosidade de brasileiros e estrangeiros sobre a Serra...

Criticado por Zema, Eduardo reage: “Turminha da elite financeira”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não deixou por menos e respondeu com ironia às afirmações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema...