“O povo não quer se vacinar”, justifica prefeito de Feira de Santana sobre baixa cobertura na cidade

Publicado:

No último domingo (29), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesb) divulgou que o município de Feira de Santana possui mais de 200 mil pessoas com doses em atraso contra a Covid-19 e indicadores menores do que a média estadual nas nove vacinas referentes ao calendário infantil.

Diante desta informação, o prefeito Colbert Martins concedeu uma entrevista ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, na manhã desta segunda-feira (30), e confirmou os dados referentes à vacinação contra a Covid, mas deixou claro que a própria população não está indo em busca do imunizante.

“Eu lamento muito o que a Secretaria de Saúde do estado esteja fazendo, um tipo de jogo político. Isso não é verdade. A prefeitura de Feira está vacinando tudo que é possível da melhor maneira. Deixamos de vacinar agora por exemplo, a Pfzier Baby porque o estado não nos repassou, nem o Ministério da Saúde. Mas aí parece ser um jogo ou outro tipo de interesse político de afastar ainda mais as pessoas que querem trazer seus filhos. Com relação a este dado de 200 mil vacinas contra a Covid-19, isso realmente está acontecendo e é público, porque temos vacinas, estamos ofertando vacinas, mas as pessoas não estão levando suas crianças, não estão indo tomar a dose de reforço, não tomaram a 4ª, muito menos a 3ª dose. Estamos perdendo vacinas, porque nós podemos abrir agora um frasco para 10 pessoas e só aparecem 5. Não vamos também esperar chegar 10 pessoas para abrir, então estamos perdendo muitas doses também”, apontou.

LEIA MAIS:

  • Sesab reafirma baixos índices de cobertura vacinal em Feira de Santana e diz que gestão é “ineficiente”
  • Feira de Santana rechaça dados da Sesab que apontam baixa cobertura vacinal no município

De acordo com o prefeito, a própria secretária de Saúde afirmou que a queda de vacinação é no Brasil inteiro.

“No último dia 19, a secretária teve uma reunião com a UPB, e ela nos disse que houve uma queda no Brasil inteiro equivalente a 75%, porque o pessoal não procurou o imunizante naquele período mais extremo da pandemia, só procuraram mesmo contra a Covid, mas infelizmente estão colocando Feira de Santana em evidência e o motivo eu não sei”, finalizou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

InfoGripe: casos de SRAG em crianças aumentam em alguns estados

Apesar do cenário nacional seguir em queda, os estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul registram aumento de ocorrências na faixa etária, associados ao VSR

Sarampo: governo intensifica vacinação no Tocantins e Maranhão

Com a confirmação de 11 casos de sarampo em Campos Lindos (TO) na última semana, o governo intensificou as ações de vacinação no estado. Cidades maranhenses como Balsas e Imperatriz também receberão equipes de saúde para reforçar a imunização da população e conter a propagação da doença

Piso da enfermagem: estados e municípios partilham mais de R$ 808 milhões, em julho

No geral, o maior valor foi destinado a Minas Gerais, que conta, no total, com mais de R$ 116 milhões