Feira de Santana passa a contar a partir deste mês com uma cobertura mais ampla de procedimentos de alta complexidade na área de cardiologia. Isto porque a Santa Casa acaba de ser credenciada pela Secretaria de Saúde do Estado para a realização de cirurgias cardíacas, angioplastia, cateterismo e implante de marcapasso, entre outros procedimentos importantes da área. O termo de adesão foi publicado na edição do último sábado (21), do Diário Oficial do Estado (DOE).
O credenciamento viabiliza a cobertura dos serviços de cardiologia de forma mais equilibrada, uma vez que o Hospital Dom Pedro de Alcântara, mantido pela Santa Casa de Feira, passa a contar com o incentivo financeiro para a realização dos procedimentos que, ao longo de décadas, acumulam uma defasagem substancial decorrente da não atualização da tabela do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Esta defasagem, que se arrasta há mais de 20 anos, é a principal responsável pelo déficit financeiro histórico que coloca as instituições filantrópicas à beira da falência. Diversos procedimentos são realizados a custos totalmente achatados, o que obriga principalmente os filantrópicos a enfrentarem uma séria crise financeira.
“O credenciamento nos permite ampliar o número de atendimentos numa área que é bastante desassistida na Bahia, reforçando nossa condição de hospital referência na alta complexidade em cardiologia”, reforça o médico Rodrigo Matos, provedor da Santa Casa.
Já o diretor técnico da instituição, o cardiologista Edval Gomes, comemorou o novo credenciamento, destacando a sensibilidade da Sesab que reconhece “a importância de Feira de Santana como polo regional de saúde e também do Hospital Dom Pedro que dispõe de toda capacidade técnica e eficiência para os serviços em Cardiologia”.
De acordo com o provedor Rodrigo Matos, a ampliação do atendimento já se dará a partir do próximo mês de fevereiro. Os pacientes serão atendidos mediante regulação realizada pela própria Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). As informações são do Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias.
Comentários Facebook