A ida do deputado estadual Tum para o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), na condição de secretário da Agricultura (Seagri), promoverá uma breve mudança na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Como os novos deputados estaduais eleitos tomam posse apenas no dia 1º de fevereiro, a suplente de Tum, Marivalda Santos Pereira de Araújo, foi convocada para assumir o mandato parlamentar na Casa Legislativa ao longo do mês de janeiro.
A AL-BA, no entanto, segue em recesso e as atividades só retornam nos primeiros dias de fevereiro, com a posse dos novos deputados e a eleição da nova mesa diretora da Assembleia. Na eleição de 2022, Wallison Oliveira Torres, o Tum, decidiu não disputar a reeleição no Legislativo estadual e concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Avante. Com 72.416 votos, ele não obteve sucesso e é suplente do Pastor Sargento Isidório, único deputado federal eleito pelo partido na Bahia.
Na eleição de 2018, Marivalda – que disputou com o nome na urna “Valda ACS” pelo PPL – recebeu 23.034 votos e ficou na suplência. À época, Tum foi eleito deputado estadual pelo PSC, partido que fechou coligação com o PTB e PPL para o pleito. Marivalda é servidora pública municipal e atua como agente de saúde e sanitarista.
Em 2020, Marivalda Santos se lançou novamente para um cargo eletivo. Pelo PT, que foi incorporado ao seu nome na urna “Valda do PT”, ela disputou o cargo de prefeita de Guanambi, sua cidade natal. Contudo, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro da candidatura no pleito, que teve ainda Jairo Magalhães (PSD) com 18.878 votos e o prefeito eleito e ex-governador da Bahia Nilo Coelho (União) com 29.180 votos.
Comentários Facebook