Tragédia com os yanomamis aproxima bolsonaristas do governo Lula

Publicado:

As imagens dramáticas que revelaram as condições de saúde do povo yanomami aproximou autoridades bolsonaristas de Roraima ao governo Lula, que tem se empenhado na tentativa de reverter esse quadro.

O governador do estado, Antônio Denarium, que já foi do PSL e hoje está no Progressistas, e o senador Hiran Gonçalves, do PP, foram eleitos com o apoio de Jair Bolsonaro, que fez campanha e gravou vídeos e mensagens em apoio a ambos.

Bolsonaro é apontado como o principal responsável pelo o que está ocorrendo com os indígenas e acusou Lula de montar uma “farsa da esquerda” sobre este assunto. O STF decidiu investigar o governo Bolsonaro por divulgação de dados falsos sobre os yanomamis.

Mas os políticos aliados do ex-presidente no estado, ao contrário, buscam apoio do governo federal. E participaram de reuniões com ministros em Brasília e elogiaram a ação da União.

“Quero agradecer a presteza com que vossas excelências nos atenderam aqui, em nome do governo de Roraima, do povo de Roraima, e realmente o nosso espírito é de realmente nos responsabilizarmos juntos as esferas federal, estadual e municipal, como preconiza o nosso maior patrimônio, que é o Sistema Único de Saúde (SUS), que está incorporando aqui esse ministro muito competente, que nos dá todo apoio” – disse Hiran Gonçalves, após encontro.

Denarium elogiou a parceria com o governo federal, falou do entrosamento com as equipes dos ministério envolvido no ação em favor dos yanomamis.

“Iremos fazer um levantamento específico das comunidades indígenas e vamos pautar cada necessidade que tem em saneamento básico, educação e saúde dando prioridade para fazer o atendimento emergencial qualificado para os nossos povos indígenas. A parceria com o ministério da Saúde, que o responsável pela saúde indígena, precisa da parceria do governo do estado para fazer um atendimento amplo e melhor para as comunidades indígenas”- disse o governador.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em evento do PT, Haddad faz balanço sobre execução do plano de Lula

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, em Brasília, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, refletiu sobre os avanços do governo de Luiz Inácio Lula...

Agro aceita tarifaço para garantir anistia a Bolsonaro, diz deputado

Apesar da taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos a seus produtos, o agronegócio brasileiro se mantém firme em apoio ao ex-presidente Jair...

Trump move submarinos enquanto Rússia e China realizam exercício naval

Em um dia marcado por tensões globais, Donald Trump tomou uma decisão ousada: ordenou a movimentação de submarinos nucleares dos Estados Unidos. Este...