Essa foi a informação repassada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) nesta quarta-feira (18).
A decisão de interdição total foi tomada em razão da necessidade de conclusão dos serviços de terraplanagem e construção de um desvio, ao lado da cratera aberta durante as fortes chuvas, que caíram em toda a região extremo sul, no último mês de dezembro.
A previsão de conclusão das obras do aterro na BR-101 é que fique pronto até o próximo sábado (21), isso se a chuva dê uma trégua, porque choveu forte nestes últimos dias na região de Itamaraju, prejudicando os trabalho no local.
Chama atenção que na mesma BR-101, porém no estado do Espírito Santo, num trecho privatizado, fato semelhante ocorreu, com a abertura de uma cratera e interdição total, devido às fortes chuvas. Detalhe, um desvio foi construído em apenas cinco dias, inclusive, com asfalto.
Já pelos lados de cá, no trecho baiano da BR-101, essa realidade. Quem precisa seguir viagem está se arriscando e se aventurando, há mais de trinta dias, pelas rodovias BA-290 (de Teixeira de Freitas à Prado) e pela BA-489 (de Prado à Itamaraju).
Com intenso trânsito de veículos leves e pesados, as duas rodovias estão praticamente intransitáveis, com buracos por toda a extensão. Em alguns pontos, a pista foi completamente destruída, seja pelo surgimento de crateras, seja pela perda total de asfalto.
Motoristas devem redobrar atenção no trecho, que já registra diversos acidentes, com danos nos veículos e muitos, muitos pneus estourados.
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