Ucrânia impõe sanções a 119 cidadãos russos e a três ucranianos

Publicado:

Da lista, citada pela agência Europa Press, fazem parte a cantora ucraniana Irina Allegrova, a apresentadora de televisão Zhanna Badoeva, o cantor Dimitro Bilan, a apresentadora Dana Borisova e o cantor Oleksander Buinov.

Na lista consta também o nome do ex-jogador ucraniano Anatoli Timoshchuk, que se manteve como treinador do clube de futebol Zenit de São Petersburgo depois da invasão russa, a cantora Larisa Dolina, o ator Dimitro Diuzhev, a cantora Victoria Daineko, o ator Dimitro Jaratian ou o cantor Pilip Kirkorov.

Segundo o decreto 4/2023, foi aprovada a proposta do Serviço de Segurança da Ucrânia para a imposição de sanções económicas e outras restrições a estas pessoas.

O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksii Danilov, será responsável pela supervisão e implementação destas sanções, de acordo com a agência noticiosa ucraniana Ukrinform.

Por outro lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano fica responsável por informar as autoridades competentes da União Europeia, Estados Unidos da América e de outros países sobre as sanções e restrições para que apliquem medidas semelhantes.

Em dezembro, o Presidente ucraniano havia imposto sanções a 13 religiosos da Igreja Ortodoxa Ucraniana, alguns dos quais com retirada de nacionalidade, uma decisão que o Kremlin classificou hoje de “satanismo”, uma vez que coincide com o Natal ortodoxo.

Outros religiosos ucranianos foram acusados de traição, atividades subversivas ou “difusão de teses propagandísticas entre os fiéis”.

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Putin se reunirá com presidente iraniano para discutir programa nuclear de Teerã

Na próxima segunda-feira (1º), o presidente russo, Vladimir Putin, se reunirá com o presidente do Irã, Massoud Pezeshkian, na cidade de Tianjin, na...

Cientistas descobrem ‘estranho’ dinossauro coberto por armadura de espinhos

Uma nova pesquisa publicada na revista *Nature* revelou o “Spicomellus afer”, um dinossauro que viveu há 165 milhões de anos e é considerado...

México descarta acordo de livre comércio com o Brasil

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o secretário de Economia, Marcelo Ebrard, anunciaram que não há planos para um novo acordo de...