Instituto de Responsabilidade Social INTS fortalece campanha do Dia Nacional da Mamografia 

Publicado:

No dia 5 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância de realizar o exame para detectar alterações na mama. E deve ser feito regularmente, já que, quando o câncer de mama é identificado em estágio inicial a chance de cura pode chegar a 98%.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a cobertura de mamografia no Brasil está abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dos motivos para o baixo índice é a má distribuição da cobertura de exames no país.

Tendo em vista que a realização do exame de rastreio é desigual no Brasil, o Instituto de Responsabilidade Social INTS (IRSI) promove ações de mamografia em diversos bairros de Salvador e Região Metropolitana durante todo o ano. Mensalmente, cerca de 160 mulheres a partir dos 35 anos são atendidas durante a ação.

Sueli Brasileiro, 44, que participou de uma das ações realizadas pelo INTS, relatou a sua experiência com o exame. “Achei um atendimento rápido, objetivo, acolhedor e de uma atenção importante de se ressaltar. Através desse exame, você pode detectar precocemente desde uma coisa mais simples até uma coisa mais grave”.

A mamografia consiste em um exame radiográfico realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta resolução podendo revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama. Hábitos saudáveis também contribuem para a prevenção da doença: alimentação balanceada e atividades físicas regulares, além de evitar ou reduzir consumo de bebida alcoólica e manter o peso corporal adequado. Amamentar é outro fator protetor.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...