Turbilhão Feminino: Mulheres que trabalham com futebol

Publicado:

Jurema Bagatini é um nome desconhecido para a maioria dos brasileiros que acompanham futebol, porém ela foi a primeira presidente de um clube. Nos anos 70, aos 24 anos, comandou o Esporte Clube Encantado, time da cidade de Encantado, Rio Grande do Sul.

De lá para cá, várias mulheres comandaram clubes brasileiros, times como Corinthians, Flamengo, URT, Bangu, Tupi, Brasiliense e Palmeiras tiveram à frente uma presidente.

Leila Pereira, atual comandante do Palmeiras, chega em 2023 ao seu segundo ano como presidente da instituição, a frente do clube, alguns títulos foram conquistados, na Base o Palmeiras finalmente conquistou a Copa São Paulo de Juniores (2022 e 2023), pelo Profissional foram 4 títulos (Recopa, Paulista, Brasileiro e Supercopa), além claro dos títulos do time feminino (Paulista e Libertadores).

O futebol existe no Brasil desde 1895, há mais de 100 anos, uma paixão que não escolhe cor, sexo e idade. Uma pesquisa realizada pelo Kantar Ibope informou que as mulheres representam 44% entre os fãs de futebol.

Mesmo, quase, representando a metade dos amantes do futebol brasileiro, as mulheres ainda tentam conquistar um espaço em um ambiente tão masculino.

Quantas jornalistas vocês conhecem? E narradoras? Você lembra o nome de três arbitras do futebol brasileiro?

Foto: João Aurelio

A jornalista Fernanda Barros, fundadora do projeto Turbilhão Feminino, conta a dificuldade de uma profissional atuar com o futebol e o preconceito que sofre:

“Em ser mulher, já estamos suscetíveis ao preconceito, no esporte não é diferente, até mesmo no futebol feminino. Infelizmente tive que lidar com o descaso de quem acho que nós no Nordeste não temos valor, de quem não vê a fala de uma jornalista com legitimidade. Quantas e quantas vezes fui questionada por uma fala em live? Não foi só uma vez. Tantas foram as vezes que passei noites e dias estudando um time, uma atleta e minha opinião foi recebida com desprezo? Lamento que para alguns, ainda hoje, mulher não entende de futebol e não passa de uma ‘clubista que não sabe o que está fazendo'”.

Foto: Julian Finney (Getty Images)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana decisiva: Vitória define programação antes de encarar RB Bragantino e São Paulo

Após vencer o Mirassol por 2 a 0 no último sábado...

Base do Bahia: Sub-15 participa de torneio internacional em SC que terá nova tecnologia de scouting

O Bahia fará parte da quarta edição da Copa Limonta, um renomado torneio sub-15 em Santa Catarina. A competição reúne equipes nacionais e...

Organização LGBTI+ denuncia Abel Braga e Internacional por fala homofóbica

Após o comentário homofóbico feito pelo técnico Abel Braga, do Internacional,...