Autorizada a construção da Ferrovia Bahia-Minas saindo de Caravelas, passando por Teixeira de Freitas e Mucuri

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A publicação no Diário Oficial da União é desta terça-feira (07), com a Deliberação nº 31, de 03 de Fevereiro de 2023, autorizando a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre Caravelas/BA e Araçuaí/MG. O prazo, inicialmente, previsto é de 98 (noventa e oito) anos.

Projeto da Ferrovia Bahia Minas de Caravelas a Aracuai 6
Deliberação autorizando a contratação da empresa responsável pela Ferrovia Bahia-Minas

A presente deliberação, em seu Art. 2º, trata de “após assinatura do Contrato de Adesão pela Agência Nacional de Transportes – ANTT, a MTC – Multimodal Caravelas deverá assinar o contrato no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de perda de eficácia desta Deliberação e consequente arquivamento do processo”.

O objeto do requerimento da empresa Porto Caravelas MTC Construção e Administração Portuária SPE Ltda. (Art. 1°) é um importante passo na contemplação dos esforços de quem acreditou em um dos mais ousados projetos de infraestrutura na região extremo sul da Bahia e parte de Minas Gerais.

Projeto da Ferrovia Bahia Minas de Caravelas a Aracuai 1
Trecho da Ferrovia Bahia-Minas de Caravelas/BA até Araçuaí/MG

A Ferrovia Bahia-Minas se estende de Caravelas/BA até Araçuaí/MG, numa extensão de 578 quilômetros, com a possibilidade de implementação de ramais para acesso à Teixeira de Freitas/BA (32,35 km) e a fábrica da Suzano, em Itabata, distrito de Mucuri/BA (16,5 km).

O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, é uma dessas pessoas, um dos primeiros a acreditar nesse projeto, que está saindo do papel e se tornando realidade.

Silvio Ramalho Prefeito de Caravelas
Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas)

Segundo ele, todo o projeto está pronto e não faltará empenho do município de Caravelas, das entidades de classe e da empresa MTC, para que esse sonho se realize.

A empresa responsável pelo Projeto espera que a proposta da nova ferrovia Bahia e Minas seja uma grande oportunidade de desenvolvimento para os três estados: Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

Projeto da Ferrovia Bahia Minas de Caravelas a Aracuai 2
Características básicas da Ferrovia Bahia-Minas

A Ferrovia Bahia-Minas já foi no passado e tem tudo para retomar o desenvolvimento regional, com grande impacto em todo o estado, através da arrecadação de impostos, da circulação de bens de consumo e serviços, impulsionando a região sul da Bahia e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, como importante alternativa para o transporte de minério, celulose da planta industrial da Suzano S/A de Mucuri/BA e combustíveis, principalmente, etanol produzido em Caravelas/BA e Serra dos Aimorés/MG.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Caravelas mantém aprovação das contas de 2023 do ex-prefeito Silvio Ramalho

As contas do ex-prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, relativas ao exercício financeiro de 2023, foram mantidas como aprovadas com ressalvas após votação na sessão...

Maioria dos vereadores de Caravelas reprova lei orçamentária com pedido de Doutor Adauto para autorizar até cem por cento de suplementação em 2026

Por 6 votos a 4, a Câmara de Vereadores de Caravelas rejeitou o pedido da gestão do prefeito Doutor Adauto para ter autorização de...

Presidente da Câmara de Alcobaça discute aviação regional e solicita atenção para aeroporto de Caravelas

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Érico Miranda, participou de uma reunião com representantes do Governo da Bahia para tratar da aviação regional....