PCdoB define nome de Zó para disputar prefeitura de Juazeiro em 2024

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O PCdoB definiu o nome do deputado estadual Crisóstomo (PCdoB), conhecido como Zó, para disputar a prefeitura de Juazeiro nas eleições municipais de 2024. Ao Bahia Notícias, interlocutores da legenda enxergam a candidatura como positiva, por conta da quantidade de votos recebidos por Zó no município do Sertão do São Francisco.

A informação foi confirmada por um dos líderes do PCdoB, o deputado federal Daniel Almeida, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, o nome do parlamentar estadual foi debatido e definido com a coordenação municipal da legenda. Contudo, ainda haverá discussões com a Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV) para a definição da chapa.

“Ele está à disposição, se ele não estivesse não teríamos iniciado a discussão. Zó está muito animado com a possibilidade. Nós já definimos o nome dele com a coordenação municipal, mas ainda vamos conversar com a federação para a montagem da chapa”, disse Daniel Almeida.

Confirmando a tese do partido, Zó foi o deputado estadual mais bem votado da Federação em Juazeiro, recebendo 13.980 votos sendo, inclusive, o segundo colocado na votação do município. O candidato à Assembleia Legislativa (AL-BA) que liderou os votos da cidade foi Jordávio Ramos (PSDB), filho da atual prefeita, Suzana Ramos (PSDB), sendo escolhido por 37.860 juazeirenses.

Apesar de ser natural de Xique-Xique, Zó possui uma forte ligação com Juazeiro. O deputado estadual foi vereador do município em três mandatos (2005-2014) e chegou a ser secretário de Assistência e Igualdade Social e Cultura (2011-2012).

Tendo preferência na Federação, o PCdoB chegou a ter uma “dominância” e ocupar a prefeitura de Juazeiro por três mandatos consecutivos (2007-2021), sendo dois de Isaac (2007-2015) e um de Paulo Bonfim (2007-2021). Porém o então prefeito perdeu pleito de 2020 para Suzana Ramos, que obteve 55,68% dos votos válidos.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado do município, em 2022, soma mais de 156 mil juazeirenses. Em 2020, Suzana recebeu, numericamente, 64.229 votos, enquanto o candidato à reeleição do PCdoB, Paulo Bonfim, registrou 30.652 votos.

ROMPIMENTO DE LEONARDO BANDEIRA?

O atual vice-prefeito do município é Leonardo Bandeira (PSB), filho do ex-prefeito Joseph Bandeira (PSB), que é um aliado do governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Os interlocutores do PCdoB afirmaram que ainda não houve diálogos com Leonardo para um possível “rompimento” com Suzana, que durante a campanha apoiou o candidato ao governo do estado, ACM Neto (União) e deve disputar a reeleição.

Leonardo chegou a deixar a prefeitura para ser secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação e Aquicultura (Seagri) durante o mandato de Rui Costa (PT). No ano passado, o vice-prefeito chegou a fazer uma “previsão” da vitória de Jerônimo nas eleições.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende 46 kg de drogas e prende suspeito por tráfico em São Gonçalo dos Campos, Bahia

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de sábado (17), na localidade de Tapera, em São Gonçalo dos Campos. A...

Operação prende ex-policial militar por violência doméstica em Juazeiro

Um ex-policial militar de Pernambuco, 44 anos, foi preso na tarde de sexta-feira (16), no bairro João XXIII, em Juazeiro, Bahia. A prisão...

Revista em presídio da Bahia apreende suposto manual de facção com regras de conduta e punições para detentos

Durante uma revista de rotina no Conjunto Penal de Irecê (CPIr) neste sábado, 17, agentes penitenciários localizaram um documento manuscrito que descreve um...