Salvador aguarda definição de repasse para executar redução de filas para exames e cirurgias eletivas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A secretária de Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), pontuou que o município aguarda a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definir o valor do montante que será repassado para que assim possa dar início a estratégia de redução das filas de consultas, exames e cirurgias eletivas. A política integra o rol de ações do programa anunciado pelo governo federal na última segunda-feira (6).

“Isso não é uma definição do governo do estado individualmente, de Ana Paula ou da prefeitura, é uma pactuação que acontece na CIB, então todas as cidades têm voz, Salvador tem assento por ser capital e se discute na comissão”, explicou a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ao Bahia Notícias.

Segundo ela, a capital baiana está preparada para proceder com o aumento das contratualizações assim que for feito o anúncio pela instância – que é a responsável por pactuar a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde na rede de atenção à saúde da Bahia.

“Temos uma ideia [de valor], porque é de acordo com nosso número de habitantes, pessoas que usam o serviço e nossa capacidade de atendimento, mas, por questão de deferência e organização, vamos esperar a CIB se pronunciar”, argumentou.

De acordo com a gestora, Salvador tem ampliado a rede de serviços e a contratualização de maneira direta, antes mesmo do anúncio do novo programa pela administração federal, mas existem pontos na fila única – usada para agilizar o acolhimento de pacientes que dependam dos atendimentos em questão – que precisam ser avaliados.

“Como ela é desde 2018, tem, por exemplo, nessa fila única, que não é da nossa gestão, mas é de uma gestão coletiva, grávidas que esperam pré-natal desde então, o que não faz sentido”, esclareceu a vice, acrescentando que essas incongruêcias já são objeto de estudo de técnicos, tanto da gestão muncipal quanto estadual.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...