“Primo do Ebola” e um dos vírus mais letais do mundo, Marburg tem surto confirmado pela OMS

Publicado:

Pertencente à mesma família do Ebola, o vírus Marburg teve surto confirmado na Guiné Equatorial, país localizado na África Central. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que nove mortes foram confirmadas e 16 casos são investigados como suspeitos. A taxa de letalidade do vírus é de até 88%, de acordo com a OMS, o que faz dele um dos vírus mais mortais do mundo.

LEIA TAMBÉM:

  • Criança morre no Gana infectada pelo Marburg, vírus primo do Ebola

Segundo o Estadão, o quadro começa abruptamente, com febre alta, dor de cabeça e mal-estar intensos. Muitos pacientes desenvolvem sintomas hemorrágicos graves dentro de sete dias. Ainda não há vacinas ou tratamentos antivirais aprovados para tratar o vírus.

Contudo, apesar de ainda não existir um tratamento específico ou imunizante, a OMS afirma que beber muita água e tratar sintomas específicos da doença melhoram as chances de sobrevivência do paciente.

A OMS explica que o Marburg tem um período de incubação de 2 a 21 dias. O diagnóstico não é fácil, porque muitos dos sintomas são semelhantes a outras doenças infecciosas ou febres hemorrágicas virais. Entre os sintomas estão: Febre, Dor de cabeça, Dores musculares, Fadiga, Vômito com sangue e Diarreia.

De acordo com especialistas, o risco do Marburg espalhar pelo mundo, incluindo o Brasil, é baixo. Por ser uma doença sintomática, o isolamento dos infectados se torna mais tranquilo do que em relação aos pacientes de Covid-19, por exemplo.

O Marburg é transmitido aos humanos por morcegos frugívoros e se espalha através do contato direto com os fluídos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Unesco faz recomendação inédita para uso ético da neurotecnologia

A neurotecnologia, que permite monitorar e até modificar a atividade cerebral, está ganhando destaque mundial. Há milhares de pessoas utilizando essa tecnologia em...

Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos

O número de atendimentos para tratar câncer de próstata entre homens com até 49 anos cresceu 32% no Brasil entre 2020 e 2024....

Metanol: nove estados investigam casos de intoxicação

O boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira, revela que nove estados estão investigando casos de intoxicação por metanol. Até...