Como o MBL foi parar na vice-liderança de Tarcísio de Freitas em SP

Publicado:

O núcleo político do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, elenca três motivos para ter convidado o deputado Guto Zacarias, do União Brasil, para a vice-liderança do governo na Assembleia de São Paulo (Alesp). Zacarias é ligado ao MBL e, no passado, fez críticas a Tarcísio e a Bolsonaro.

Politicamente, Tarcísio fez o convite para prestigiar o União Brasil e atrair a maior parte dos dez deputados estaduais da sigla para a base do governo. Além disso, o governador quis sinalizar à Alesp que as diferenças da campanha estão superadas e que o governo está disposto a dialogar com antigos adversários.

O convite a um deputado de posicionamento ideológico acentuado também reforça a identidade política que Tarcísio quer adotar. Apesar de ter se afastado do bolsonarismo e de cooperar institucionalmente com Lula, o governador pretende continuar sendo visto como uma liderança antipetista.

Zacarias e o líder do governo, Jorge Wilson (Republicanos), são vistos como deputados de menor expressão na Alesp. As escolhas de Tarcísio reforçam, portanto, o papel preponderante que o secretário de Governo, Gilberto Kassab, terá na articulação do governo.

Por motivos óbvios, a bancada bolsonarista se revoltou com as decisões de Tarcísio, mas nenhum deputado se manifestará sobre o assunto.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em Salvador, Macron une PT e oposição, visita igreja e toca tambor

O presidente da França, Emmanuel Macron, teve um dia movimentado em Salvador na quarta-feira (5/11). O líder francês preparou-se para seguir para Belém,...

Emoji de cocô vira polêmica no futebol alemão; entenda motivo

Uma cena inesperada chamou atenção na Alemanha após a vitória do Werder Bremen sobre o Hamburgo por 2 a 0, no...

UnB exibe gratuitamente documentário sobre cientistas brasileiros

A Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) tem a honra de apresentar, nesta sexta-feira (7/11), o documentário **Ciência na Mira**. A...