Arboviroses: confira dicas para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Untitled design 1

O verão é a época de maior risco para a disseminação de arboviroses (como dengue, zika e chikungunya, que têm como vetor o Aedes aegypti), por favorecer a reprodução dos mosquitos com calor intenso e chuvas frequentes. Por isso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas reforça os cuidados de prevenção contra o ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Visto que o processo de ovo ao mosquito adulto leva um período entre sete e dez dias, é necessário realizar a vistoria na residência semanalmente. Confira ações simples para a eliminação de focos do Aedes aegypti:

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.

6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.

12- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.

A prevenção das arboviroses é um dever de todos, devendo ser mantida e priorizada principalmente nas épocas do ano mais favoráveis à proliferação do mosquito.

O post Arboviroses: confira dicas para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Obra na Avenida das Galáxias avança

Obra na Avenida das Galáxias avança (Foto: Junior Origem) Obra na Avenida das Galáxias avança (Fotos: Junior Origem) Obras na rua Venécia (Foto: Saulo Rodrigues) Obras na rua Venécia (Fotos: Junior Origem) Obra de macrodrenagem na Avenida das Galáxias (Foto: Marley Ribeiro) Obra de macrodrenagem na Avenida das Galáxias (Fotos: Marley Ribeiro) Pavimentação na rua

Prefeitura inicia implementação de sistema de drenagem em bairro de Teixeira de Freitas

Implementação de sistema de drenagem no bairro Caminho do Mar (Foto: Junior Origem) O funcionamento adequado das áreas urbanas é garantido por uma série de fatores; dentre eles, um sistema de drenagem eficiente que evita inundações e minimiza demais danos causados pela água das chuvas. Este é um dos serviços de destaque da Prefeitura Municipal

Prefeitura de Teixeira de Freitas recebe prêmio de Cidade Empreendedora da Bahia

Prefeitura de Teixeira de Freitas recebe prêmio de Cidade Empreendedora da Bahia (Foto: Reprodução) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas venceu, na noite desta terça-feira (23), a categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), cuja final ocorreu na capital baiana de Salvador. Teixeira de Freitas se destacou entre 187