Capturado líder do Estado Islâmico na Síria, informam EUA

Publicado:

Logo Agência Brasil

Os militares norte-americanos anunciaram ter capturado este sábado um líder local do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria.ebcebc

Identificado como Batar, o homem estava “envolvido no planejamento de ataques contra centros de detenção e no fabrico de engenhos explosivos improvisados”, declarou o comando militar dos Estados Unidos para o Médio Oriente (Centcom).

Notícias relacionadas:

  • Governo condena tentativa de invasão ao parlamento do Suriname.
  • Itália pede ao Itamaraty que Robinho cumpra pena no Brasil.
  • Chanceler diz que Brasil não enviará à Ucrânia munição para tanques.

Desde a derrota territorial do EI na Síria em 2019, centenas de soldados americanos, destacados no nordeste daquele país como parte da coligação antijihadista, continuam a lutar com as Forças Democráticas da Síria (dominadas pelos curdos) contra membros suspeitos do EI.

Nenhum civil ou membro das forças norte-americanas foi morto ou ferido durante operação, acrescentou o Centcom.

Os militares americanos disseram na sexta-feira ter matado um líder sénior do EI na Síria, acrescentando que quatro soldados ficaram feridos na operação que teve lugar na noite de quinta-feira.

Noutra operação realizada com as Forças Democráticas da Síria, em 10 de fevereiro, foram apreendidas armas e morreu outro oficial do EI.

Em 2022, outros dois líderes do grupo foram mortos, um em fevereiro, por forças especiais americanas no noroeste, e outro em outubro, por ex-rebeldes da província de Deraa (sul) apoiados pelo sistema de governo.

Em outubro de 2019, os Estados Unidos anunciaram a morte do líder do EI Abu Bakr al-Baghdadi durante uma operação no noroeste da Síria.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA pedem calma à Dinamarca após denúncias de operações secretas na Groenlândia

Os Estados Unidos solicitaram à Dinamarca que mantenha a calma em meio a denúncias de supostas operações secretas realizadas por agentes americanos na...

Ataque russo deixa 21 mortos em Kiev e Trump ‘não está feliz’, diz Casa Branca

Um ataque aéreo devastador em Kiev resultou na morte de pelo menos 21 pessoas, entre elas quatro menores de idade, e cerca de...

Confira três pontos do escândalo de corrupção que atinge irmã de Milei na Argentina

Um grave escândalo de corrupção está em curso na Argentina, ligando Karina Milei, irmã do presidente Javier Milei, a práticas suspeitas na compra...