Os filhos de vendedores ambulantes que estão nos Centros de Acolhimento de Salvador estão recebendo atendimento médico. Os centros foram montados pela Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) que conta com o apoio assistencial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No sábado (18), a vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, visitou as instalações do Centro do Garcia.
“O carnaval de Salvador era aguardado com muita expectativa pelos soteropolitanos. A alegria é a marca do nosso povo e a identidade desta festa que, só estará completa, se pudermos garantir acesso à saúde, segurança e apoio às pessoas que estão nos bastidores da folia. Os ambulantes são a essência do carnaval. Para permitir que esses profissionais consigam trabalhar dignamente nesta maratona, sem se preocupar com quem os pequenos vão ficar ou ter que deixá-los expostos nas ruas, que a SPMJ com o apoio assistencial da SMS, montou esse esquema especial para atender os filhos dos ambulantes. São alguns dias longe do convívio familiar, mas com a certeza de que aqui não faltará amor, carinho, acolhimento e muita diversão”, destacou a secretária.
A titular da SMS acompanhou de perto todas as atividades desenvolvidas, participou de dinâmicas educativas dedicada aos pequenos e de palestra realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da SMS, sobre combate a leptospirose (doença transmitida pela urina do rato) e arbovirores.
Durante os dias de festa, além do atendimento médico, os pequenos também participam de ações de escovação e prevenção à saúde bucal, dentre outras atividades educativas. Os espaços foram montados em unidades escolares do município sediadas em pontos estratégicos do circuito, que contam com estrutura de dormitório, refeitório, brinquedoteca, sala de leitura e de TV. Serão cerca de 500 vagas disponíveis, além de cinco refeições diárias.
Comentários Facebook