Hospital Geral Roberto Santos comemora 44 anos neste domingo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste domingo (5) o maior hospital público do Norte e Nordeste completa 44 anos. Fundado no dia 5 de março, o Roberto Santos, como é mais conhecido, foi criado com o objetivo de atender pacientes de todos os municípios baianos, em diversas especialidades. A unidade leva o nome do governador responsável pela sua idealização e inauguração.

Nessas quatro décadas, sua estrutura passou por diversas reformas e ampliações e hoje é considerado um complexo de saúde com 640 leitos e oferta de serviços de alta complexidade, além referência em: hemorragia digestiva, nefrologia, pediatria, clínica médica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e neonatal, maternidade de alto risco, entre outras especialidades médicas.

A diretora geral do hospital, Lucrécia Savernini, ressalta que o Roberto Santos é um grande Complexo Hospitalar, onde tem vários hospitais inseridos. “Por exemplo, nós temos aqui hospital de obstetrícia, hospital de gastro, além da assistência de alta complexidade como neurocirurgia, cirurgia gastro intestinal, a maior oferta de urologia também é aqui. Em paralelo, temos um grande ambulatório e uma clínica de hemodiálise”.

Ela aproveita esta dada comemorativa para dizer que o HGRS está em franca expansão e, em breve, será inaugurado o Hospital do Homem.

O Roberto Santos também funciona como unidade de ensino, certificada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, por onde passam profissionais das diversas áreas que são aprovados nas suas concorridas residências (médica e multiprofissional).

E os servidores que atuam no hospital há mais de 30 anos são unânimes em afirmar o importante papel social desenvolvido pela unidade desde sua fundação, considerando o seu perfil, que atende a diversas especialidades de alta complexidade, relatando que muitas vezes pacientes foram “salvos” por serem “atendidos aqui, que reúne, em um único lugar, uma equipe multiprofissional especializada”, como explicou o médico nefrologista, Roberto José Roberval Ferreira, que trabalha no HGRS há 31 anos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...