São Paulo vai ‘salvar’ o Santos no Paulistão? Relembre casos em que clubes ajudaram rivais

Publicado:

Para avançar às quartas de final do Estadual, o Alvinegro Praiano precisa ganhar do Ituano e torcer a favor do Tricolor

Ivan Storti / Santos FC

Thiago Ribeiro,ex-Santos, já ajudou o Palmeiras a ficar na Série A do Brasileirão

Thiago Ribeiro, ex-Santos, já ajudou o Palmeiras a ficar na Série A do Brasileirão

O Santos pode não se classificar ao mata-mata do Campeonato Paulista pela terceira edição consecutiva. Terceiro colocado do Grupo A, o Peixe precisa ganhar do Ituano, no Novelli Júnior, pela última rodada. Porém, uma vitória não basta para time treinado por Odair Hellmann. Para avançar às quartas de final do estadual, o Alvinegro Praiano também terá que torcer para o São Paulo não ser derrotado pelo Botafogo-SP, em Ribeirão Preto – os dois jogos do interior acontecem às 16 horas (de Brasília) deste domingo, 5. Pesa a favor dos santistas que o Tricolor paulista entre em campo apenas para cumprir tabela, já que busca um triunfo para garantir a liderança na chave B. Além disso, é preciso lembrar que ver um clube sendo herói do rival não seria inédito no futebol brasileiro. Abaixo, relembre algumas histórias similares.

Santos livrou o Palmeiras da terceira queda no Brasileirão em 2014

Logo após retornar da Série B, o Palmeiras ficou perto de cair no Brasileirão pela terceira vez em 2014. Na última rodada do torneio nacional, o Verdão entrou em campo com apenas 2 pontos a mais que o Vitória, time que abria a zona de rebaixamento. Apesar de depender de si, o Alviverde ficou no 1 a 1 com o Athletico-PR e passou um grande sufoco. Graças ao Santos, que ganhou dos baianos por 1 a 0 com gol de Thiago Ribeiro no fim, os palmeirenses evitaram o novo descenso. Um triunfo do Leão da Barra colocaria os paulistas na 2ª divisão novamente.

São Paulo salvou o Corinthians do rebaixamento no Estadual de 2004

Uma das histórias mais conhecidas remete ao Campeonato Paulista de 2004. Na ocasião, o Corinthians fez péssima campanha e chegou à última rodada com possibilidade real de ser rebaixado para a Série A2. Após ser derrotado pela Portuguesa, o Timão ficou dependendo do São Paulo, que enfrentaria o Juventus. Caso o Tricolor fosse derrotado, a queda do rival alvinegro seria decretada. Ainda assim, mesmo sem muitas ambições no torneio, o conjunto são-paulino ganhou por 2 a 1 com dois gols do atacante Grafite, selando o descenso da equipe da Mooca.

Corinthians agradeceu Palmeiras por título do Paulista em 1988

O Corinthians foi campeão Paulista em 1988 ao bater o Guarani nas finais. Antes disso, porém, o Timão contou com uma bela ajuda do rival Palmeiras para chegar às decisões. Na segunda fase do Estadual, o Timão chegou à última rodada precisando ganhar do Santos, além de contar com uma derrota do São Paulo no Choque-Rei – as partidas aconteceram simultaneamente. O time do Parque São Jorge fazia sua parte e ganhava dos santistas por 2 a 0, mas assistia o Tricolor empatar com o Verdão em 0 a 0 no outro duelo. Já no fim, os palmeirenses marcaram no Morumbi e conseguiram um triunfo fundamental para o Alvinegro. Neste momento, o placar eletrônico do Pacaembu anunciou o gol, fazendo parte da torcida corintiana presente nas arquibancadas gritar o nome do rival: “Palmeiras, Palmeiras”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória perde jogador importante para duelo contra o Fluminense pelo Brasileirão

O Vitória sofreu uma derrota de 2 a 0 para o Fortaleza no último sábado, na Arena Castelão, durante a 23ª rodada do...

Jovem de 20 anos morre em confronto com a Rondesp no interior da Bahia

Um jovem de 20 anos perdeu a vida após um confronto com policiais da Rondesp Meio Oeste em Igaporã, no sudoeste da Bahia....

Ivete Sangalo confirma Bloco Coruja no Carnaval de Salvador em 2026

Ivete Sangalo acalmou os foliões ao confirmar que o Bloco Coruja estará presente no Carnaval de Salvador de 2026. A artista, que havia...