Senado: Pacheco barra Damares em comissão que apura tragédia Yanomami

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) teve candidatura barrada à Comissão Temporária Externa para acompanhar a crise humanitária Yanomami no Senado Federal. A decisão de rejeitar o nome da ex-ministra da Mulher e Direitos Humanos partiu do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Damares chegou, inclusive, a participar informalmente da reunião do colegiado na última semana e colocou o nome à disposição para uma das vagas restantes.

O Metrópoles apurou que a justificativa dado por Pacheco para a recusa pelo nome da parlamentar foi técnica, uma vez que o também ex-ministro e senador eleito Marcos Pontes (PL-SP) apresentou a candidatura primeiro. Sendo assim, o presidente optou pela precedência.

Há, ainda, o impacto político da indicação de Damares para o colegiado. O presidente do Senado avaliou que a ida da ex-ministra para a comissão poderia tensionar as atividades, provocando embates com senadores mais alinhados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além disso, recentemente, a ex-ministra foi alvo de pedido de cassação do PSol por suposta responsabilidade na tragédia humanitária, enquanto chefiava a pasta da Mulher e Direitos Humanos do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Além de Pontes, integrarão a comissão as senadoras Leila Barros (PDT-DF) e Zenaide Maia (PSD-RN).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara abre licitação de até R$ 48,9 milhões para serviços de limpeza

A Câmara dos Deputados abriu uma licitação para contratar uma empresa responsável pelos serviços continuados de limpeza e conservação dos prédios da Casa,...

Inteligência Artificial nas campanhas eleitorais 2026. O que esperar?

O primeiro turno das eleições de 2026 acontece em outubro, e as campanhas transitarão em meio a um cenário em que a inteligência...

VÍDEO: Guardas municipais agridem pessoas em situação de rua em Salvador

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador foram flagrados agredindo pessoas em situação de rua com cassetetes e dispositivos de condução elétrica...