Grupo terrorista mata ao menos 36 na República Democrática do Congo

Publicado:

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – Militantes de um grupo radical muçulmano mataram dezenas de pessoas em um ataque no nordeste da República Democrática do Congo na noite de quarta-feira (8). A ação ocorreu nas vilas de Mukondi e Mausa, duas comunidades do território de Beni.

O ataque foi atribuído às Forças Aliadas Democráticas (ADF), grupo armado de origem ugandense, que conduz assaltos frequentes no leste do país.

Na manhã desta quinta-feira (9), representantes do Exército afirmaram que pelo menos 36 pessoas foram assassinadas e mencionaram feridos.
“A aldeia de Mukondi foi completamente queimada”, disseram.
Já Arsene Mumbere, líder da sociedade local, disse à agência de notícias AFP que o saldo provisório é de 38 mortos em Mukondi e oito na vila de Mausa, acrescentando que os agressores entraram nas aldeias “sem fazer barulho” e mataram a maioria das vítimas com “armas brancas”. Crianças, mulheres e idosos estão entre as vítimas.
Anthony Mualushayi, porta-voz do Exército congolês, disse que o ataque da ADF foi feito em retaliação a uma operação oficial que deteve mais de 22 militantes do grupo e fechou estabelecimentos que supostamente forneciam produtos químicos para a fabricação de bombas.
A ADF foi criada na Uganda e se expandiu para o leste do Congo durante a década de 1990. Apenas em 2020, segundo a ONU, a organização teria sido responsável pela morte de mais de 850 pessoas.
O governo do Congo chegou a declarar estado de sítio nas províncias de Kivu e na vizinha Iuri em 2021, mas as atividades rebeldes não demonstraram sinais de diminuir.
O grupo, classificado como uma organização terrorista pelos Estados Unidos, já declarou fidelidade ao Estado Islâmico. A ONU, entretanto, afirma que há poucas evidências de conexões da ADF com outras redes de militantes da facção.
Dados da ONU indicam que conflitos armados desalojaram 5,7 milhões de congoleses internamente e levaram quase um quarto da população de 96 milhões a enfrentar níveis severos de fome.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tumulto em celebração religiosa na Índia deixa ao menos nove mortos

Uma celebração religiosa no templo Swamy Venkateswara, no sul da Índia, resultou em tragédia neste sábado (1º). Pelo menos nove pessoas faleceram, entre...

Rússia lançou recorde de mísseis contra a Ucrânia em outubro

A Rússia registrou um aumento alarmante no número de mísseis lançados contra a Ucrânia em outubro de 2025. De acordo com dados fornecidos...

Sob pressão dos EUA, Maduro busca apoio militar de Rússia, China e Irã

Com a crescente pressão dos Estados Unidos e o aumento da presença militar americana no Caribe, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está...