Ministro do TSE quer depoimento de Torres sobre minuta de golpe

Publicado:

Logo Agência Brasil

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves pediu hoje (9) autorização para ouvir o depoimento do ex-ministro da Justiça Anderson Torres sobre a minuta de golpe apreendida pela Polícia Federal (PF). Torres está preso, e o depoimento deve ocorrer por videoconferência.ebcebc

O pedido de autorização foi encaminhado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou a busca e apreensão na casa de Anderson Torres, onde o documento foi encontrado em janeiro deste ano.

Notícias relacionadas:

  • Depoimento de Torres à CPI será em reunião fechada no dia 16 .
  • Moraes: conduta de presos por atos golpistas será individualizada.
  • Moraes liberta mais 149 mulheres presas por atos golpistas.

A oitiva vai ocorrer no processo aberto para apurar a legalidade do encontro do então presidente Jair Bolsonaro, em julho do ano passado, com embaixadores para questionar a lisura da votação eletrônica.  A minuta foi incluída no processo a pedido do PDT, partido que contesta a legalidade do encontro.

O depoimento é uma das diligências autorizadas pelo ministro no decorrer do processo. Benedito também pediu que a Casa Civil da Presidência da República informe se há registros do governo anterior sobre a preparação e difusão da reunião por órgãos públicos.

Na decisão, Benedito Gonçalves disse que a  minuta pode ter relação com a apuração da legalidade da reunião com embaixadores.

“Questão controversa, admitida ao debate, é se a repercussão eleitoral do discurso e sua gravidade podem ser evidenciadas pela minuta de decreto de Estado de Defesa apreendida em 13/01/2023 pela Polícia Federal na residência de Anderson Torres”, afirmou o ministro.

Ao comentar o caso nas redes sociais, antes de ser preso, Torres disse que o documento foi vazado “fora do contexto”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em evento sobre Júris, Jerônimo Rodrigues cita megaoperação no RJ e afirma que “não é papel do Estado matar”

No evento de abertura do Mês Nacional do Júri e da Semana Nacional de Conciliação, realizado no...

Em discurso de abertura, presidente do TJ-BA destaca aumento de 1.000% nos júris realizados em 2025

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, fez um destaque importante durante a cerimônia de abertura...

Barco que hospeda Lula na COP30 já foi alvo de polêmicas no Amazonas

O barco "Iana III", locado pelo governo federal para abrigar o presidente Lula durante a COP30 em Belém, no Pará, já esteve no...