Deputado cobra explicações do governo Lula sobre Nicarágua

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado Rodrigo Valadares (União Brasil) enviou requerimento à presidência da Câmara para que sejam solicitadas informações ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O parlamentar cobra explicações sobre as razões que levaram o Brasil a não assinar documento, apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU), expondo violações de direitos humanos na Nicarágua.

O documento elaborado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU foi assinado por 55 países e diz que “violações generalizadas dos direitos humanos que equivalem a crimes contra a humanidade estão sendo cometidas contra civis pelo governo da Nicarágua por razões políticas”.

Para o deputado Rodrigo Valadares, o fato do governo brasileiro e sua representação no Conselho de Direitos Humanos da ONU não terem assinado o documento “demonstra que o Governo do Brasil está favorável a catástrofe humanitária que vem acontecendo na Nicarágua”.

Partidos da própria base aliada de Lula e até alguns setores do PT já criticaram a postura do governo com relação à Nicarágua.

Na terça-feira (7/3), o embaixador Tovar da Silva Nunes, chefe da delegação permanente do Brasil em Genebra, chegou a afirmar que o Brasil está preocupado com “sérias violações de direitos humanos e restrições ao espaço democrático, em especial execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura contra dissidentes políticos” na Nicarágua.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia baiana prende 190 lideranças do crime organizado em 2025, diz deputado

Entre janeiro e dezembro de 2025, a Polícia da Bahia prendeu 190 lideranças ligadas ao crime organizado. A divulgação, feita pelo deputado estadual...

Índia, Coreia do Sul e cúpulas: a agenda internacional de Lula em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já traça a agenda internacional de 2026, com o objetivo de atrair investimentos e ampliar a...

Congresso mandou R$ 26 milhões para cidade que teve prefeito, vice e vereadores presos no MA

O Congresso Nacional enviou R$ 26,5 milhões em emendas para Turilândia, Maranhão, desde 2023, enquanto a Justiça determinou a prisão do prefeito, da...