Nestlé reconhece que parte de seus produtos não são saudáveis

Publicado:

A fabricante Nestlé, maior empresa de alimentos do mundo, divulgou pela primeira vez um relatório acerca do valor nutricional de seus alimentos com base em uma pontuação comumente usada no mercado.

O resultado foi que menos da metade dos produtos mais vendidos pode ser considerada “saudável” segundo a definição HSR (health star rating).

ENTENDA

Alimentos que tenham nota abaixo de 3,5 nessa classificação não são considerados “geralmente saudáveis”, de acordo com a entidade sem fins lucrativos Access to Nutrition Initiative.

O HSR leva em consideração o nível de gorduras saturadas, açúcar e sal em produtos individuais, além de “nutrientes positivos”, como fibras, frutas e vegetais.

A fabricante dividiu em relatório suas vendas líquidas em quatro categorias:
– 17% vieram de produtos com pontuação HSR inferior a 1,5;
– 18% delas com notas entre 1,5 e 3,5;
– 30% com classificação de pelo menos 3,5;
– Os 35% restantes vieram de produtos para pets e outros aos quais o HSR não se aplica.

A Nestlé afirma que foi a primeira no setor a relatar o valor nutricional de todo o seu portfólio global e que já fez “grande progresso” na redução de sódio, açúcar e gorduras saturadas.
Os executivos do setor, porém, argumentam que há limites para esse tipo de produto.

“Categorias relacionadas ao prazer [como confeitaria] não serão transformadas em categorias relacionadas à saúde”, disse o CEO da Nestlé, Mark Schneider.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia ataca Ucrânia e deixa milhares sem energia às vésperas do inverno; Zelensky pede a Trump acordo de paz na região

Um ataque aéreo russo na região de Odessa, no sul da Ucrânia, deixou milhares de pessoas sem eletricidade, aumentando as preocupações com a...

Biden será submetido a radioterapia para tratar câncer

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, passará por radioterapia como parte do tratamento para o câncer de próstata, conforme informado pela emissora...

Israel inicia transferência de 250 presos palestinos para trocá-los pelos reféns do Hamas

Israel deu início à transferência de 250 prisioneiros palestinos como parte de um acordo de cessar-fogo em Gaza. Os presos estão sendo levados...