Prado realiza conferência municipal de saúde para discutir melhorias no SUS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A conferência foi realizada nesta sexta-feira (24) no plenário da Câmara de Vereadores do Prado.

O tema da Conferência Municipal de Saúde de 2023 foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Dentre os participantes, Gilvan Produções (Prefeito de Prado), as secretárias municipais de saúde, Neuziane Mascarenhas (licenciada) e Janaína Macedo (Interina), além de profissionais da área de saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da sociedade civil organizada.

IMG 1287 scaled

Conferência Municipal de Saúde realizada no plenário da Câmara de Vereadores do Prado

A realização das conferências de saúde acontece de quatro em quatro anos, seguindo determinação em lei. Essa periodicidade é importante para que se possa avaliar as políticas de saúde em vigor, discutir novas estratégias e traçar metas para aprimorar o atendimento à população. Além disso, a realização periódica da conferência permite que a sociedade civil acompanhe de perto a implementação das políticas de saúde e possa cobrar o cumprimento das propostas apresentadas nas conferências anteriores.

IMG 1396 scaled

Tarcia Munyra (Sanitaristas do Conselho Estadual de Saúde – CES/BA)

Segundo a sanitarista do Conselho Estadual de Saúde, Tarcia Munyra, “é por meio das conferências que a sociedade civil e o poder público têm a oportunidade de discutir e apresentar propostas para aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população, por isso, a periodicidade da conferência é fundamental para garantir a continuidade desse processo de diálogo e participação”, argumentou.

IMG 1347 scaled

Gilvan Produções (Prefeito de Prado)

Para Gilvan Produções, “a participação de representantes da sociedade civil e do poder público na conferência fortalece o diálogo e a busca por melhorias nos serviços de saúde, além de reforçar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população”, disse.

De acordo com Neuziane Mascarenhas, “a conferência municipal de saúde é o momento em que a população tem a oportunidade de opinar sobre a melhoria da saúde pública, numa etapa em que são construídas as propostas de políticas públicas do segmento”, destacou.

Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado da Bahia amplia para 567 hectares a investigação nas áreas da Basevi em Prado

Já chega a 567,62 hectares o total de terras sob investigação na área cuja posse é reclamada pela Bahia Costa Sul Empreendimentos LTDA, empresa...

Oz BBB Futebol Clube conquista Copa Pradense de Futebol 2025

Oz BBB F.C. escreveu seu nome na história do futebol pradense ao conquistar o título da Copa Pradense de Futebol 2025, após uma final...

Flamengo e Vasco também vivem grande rivalidade na Juerana, em Prado

A rivalidade entre Flamengo e Vasco não se limita aos grandes centros do futebol brasileiro. No interior da Bahia, ela também é vivida com...