São Paulo — Quem vê o ator Renan Mattos, 39 anos, brilhando nos palcos como o cantor Ney Matogrosso no musical “Ney Matogrosso — Homem com H”, não imagina que antes de fazer o teste para o papel ele estava considerando desistir da profissão.
“A desistência veio depois de um processo duro de entendimento sobre o quanto eu estava machucado, fazendo musical e sofrendo”, explica em entrevista ao Metrópoles. “Sou formado em produção e em figurino. Prefiro trabalhar como figurinista e com moda do que, por exemplo, fazer coro de musical. Eu fiz isso durante quinze anos da minha vida. Não estou menosprezando. Mas eu não sou bailarino, eu sou um ator.”
O convite para fazer o teste para viver o cantor brasileiro veio do diretor musical Daniel Rocha, com quem Mattos fez um teste para um espetáculo sobre Cazuza. Antes, o ator já havia vivido Ney Matogrosso no musical a respeito do apresentador Chacrinha.
Dessa vez, seu encontro com a personagem foi mais intenso. O ator precisou emagrecer 15 quilos em dois meses. “Eu fiquei fisicamente exausto”, lembra.
“Vocalmente foi assustador. Quando você começa a ensaiar, você fica oito horas por dia cantando. Chego em casa e tenho que estudar o que aprendi no ensaio. De manhã, você acorda, vai para academia e treina cantando para ganhar resistência.”
Todo o esforço, no entanto, parece ter valido a pena. Mattos volta aos palcos pela terceira vez com o musical já com algumas apresentações já esgotadas. Confira os principais trechos da entrevista:
Teatro Procópio Ferreira: Rua Augusta, 2823 — Cerqueira César. Sex: 20h30; sáb.: 15h30 e 20h30; dom.: 19h. Ingressos a partir de R$ 37,50. Site: teatroprocopioferreira.com.br. Até 9 de abril.
Comentários Facebook