Cinco trabalhadores são encontrados em condições análogas à escravidão na Boca da Mata

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Artigos

Antônio de Pádua Melo Neto

Imagem sobre A economia política do 08 de Março e sua crítica: um esboço

Foto: Acervo pessoal

A economia política do 08 de Março e sua crítica: um esboço

Comemora-se, no mês de março, o Dia Internacional da Mulher (08). A data tem sido resumida, ultimamente, a apenas uma singela distribuição de rosas e cravos em ambientes públicos e privados. O primeiro Dia Internacional da Mulher não foi proclamado por um Estado-nação ou por um organismo multilateral, mas sim durante a realização da II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague (Dinamarca), no distante ano de 1910. As origens operárias, sindicais e socialistas do Dia Internacional da Mulher estão sempre disponíveis para serem esquecidas, mas as lutas das mulheres pela efetivação dos seus direitos civis, políticos e sociais foram e continuam sendo atuais, em todas as latitudes e longitudes.

Multimídia

Bruno Monteiro revela que, no mesmo dia do incêndio, havia apresentado uma proposta de reforma do TCA

Imagem sobre Bruno Monteiro revela que, no mesmo dia do incêndio, havia apresentado uma proposta de reforma do TCA

O secretário estadual de Cultura (Secult), Bruno Monteiro, viveu um dia tenso logo no início da sua gestão, quando o Teatro Castro Alves (TCA) sofreu com um incêndio. Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, o titular da pasta contou uma grande coincidência e afirmou que, no mesmo dia das chamas, havia apresentado uma proposta de reforma do TCA para o governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Eu estava em um despacho com o governador, nós conversamos sobre vários assuntos. Quando estava acabando o despacho eu falei com Jerônimo que nós precisávamos fazer uma reforma no TCA, tenho um projeto de reforma. Quando saio da sala, pego meu telefone e tinha uma ligação da diretora da Funceb, mas fui falar com meu chefe de gabinete. Quando eu estava saindo para almoçar, peguei meu WhatsApp e vi a mensagem: ‘Incêndio no TCA’”, contou Bruno Monteiro.

Entrevistas

Antonio Brito não descarta candidatura à Prefeitura de Salvador: “Preparado para a missão que o partido me der”

Imagem sobre Antonio Brito não descarta candidatura à Prefeitura de Salvador: “Preparado para a missão que o partido me der”

Foto: Divulgação

Ainda que não se admita publicamente, as especulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Na semana passada chamou atenção o encontro de membros do PSD, Antonio Brito e Edvaldo Brito, e do PSB, Lídice da Mata e Silvio Humberto, que foi encarado como o primeiro movimento mais claro com vistas a sucessão da Prefeitura de Salvador. Para o Bahia Notícias, o deputado federal Antonio Brito (PSD) tentou despistar, mas admitiu que esse pode ser o primeiro de muitos encontros entre as siglas com vistas para a disputa eleitoral do ano que vem. “Isso não estava diretamente no cardápio do almoço, mas indiretamente, como os partidos vão conversando, não só com PSD com o PSB, mas todos os partidos que estão na base aliada do governador Jerônimo Rodrigues estarão conversando, dialogando, verificando quais são suas propostas, quais são os projetos que têm em comum, talvez esse primeiro momento do PSD com o PSB, esteja ensejando essas especulações”, disse. Questionado se o nome dele poderia ser o escolhido para a disputa, o parlamentar não descartou a possibilidade. “Sou um homem de partido e um homem que sigo a missão. Sigo a orientação do presidente Kassab e de nosso partido. Então, portanto, estou preparado para a missão que o partido me der. Preparado e entusiasmado para servir ao PSD”, declarou. Confira a entrevista:

Curtas do Poder

Imagem sobre undefined

Se querem mesmo convencer que foi o “maior Carnaval da história”, tinham que pelo menos ajustar o número usado na mentira. Porque tem anos que falam que vem 1 milhão de turistas pra cidade. E o pior: a conta nunca fecha. A sorte do Ferragamo foi que a primeira-dama estava ao seu lado o tempo todo. O azar da primeira-dama é que Ferragamo fez questão de provar que era “pivete do Calabar”. Acabou que precisou ser “re-higienizado” depois da folia. O Cacique também fez bonito na folia, mostrou que é gente como a gente. Só apareceu menos – e com menos seguranças – do que o Líder. Mas pior mesmo foi Bola Medrado, que ficou com a parte da chuva na cabeça e trio quebrado na Avenida. Saiba mais!

Marca Metropoles

Pérolas do Dia

Davidson Magalhães

Imagem sobre Davidson Magalhães

Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

“Não tem histórico de posição racista”.

Disse o presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, ao comentar a condenação criminal envolvendo Emilson Piau e a exoneração do cargo de Assessor Especial, código Das-2, na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).

Podcast

Terceiro Turno: Para evitar “bate-cabeça” e pulverização em ano eleitoral, partidos começam a debater 2024

Imagem sobre Terceiro Turno: Para evitar

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias

É verdade que as eleições municipais de 2024 ainda estão longe de acontecer. Apesar disso, o burburinho e especulações nos bastidores do meio político não tem deixado o tema esfriar. Depois de um pequeno respiro no tema “eleição”, depois do processo de 2022, os principais atores já começam a voltar os olhares para a sucessão municipal, especialmente em Salvador, em paralelo ao início da nova gestão estadual. O Terceiro Turno desta sexta-feira debate as últimas informações de bastidores sobre o cenário que começa a se desenhar na política baiana, afinal de contas, 2024 já é ano que vem.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PF mira trama golpista em depoimento conjunto de Bolsonaro e outros 22

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou depoimento na tarde desta quinta-feira (22) à Polícia Federal sobre os planos discutidos no fim de 2022 para um golpe de Estado contra a eleição de Lula (PT) à Presidência da República. O depoimento foi marcado para iniciar às 14h30. Ex-ministros, ex-assessores, militares e aliados

Bolsonaro pode ser preso se incitar crime durante ato no domingo na avenida Paulista

(FOLHAPRESS) - Jair Bolsonaro (PL) pode ser preso se fizer apologia ou incitação ao crime durante manifestação convocada por ele na avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (25), afirmam especialistas. Os profissionais, entretanto, divergem sobre se a mera convocação do ato já poderia ensejar uma prisão preventiva, uma vez que o ex-presidente é investigado

Lula escolhe novo juiz, e TRE-PR deve marcar data do julgamento de Moro

(FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) escolheu o advogado José Rodrigo Sade para a cadeira de juiz do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná, corte que julgará o senador Sergio Moro (União Brasil) em um processo com pedido de cassação movido pelo PT e pelo PL. A nomeação de Sade, que figurava em uma lista