Como Xuxa revolucionou a história da TV? Relembre a trajetória

Publicado:

Nesta segunda-feira (27/3), Xuxa Meneghel completa 60 anos. Destes, mais de 40 são dedicados à televisão. Indiscutivelmente, ela é uma das figuras mais emblemáticas da história da telinha. Xuxa vai muito além do título de Rainha dos Baixinhos, ela mudou a história da TV, arrematou o público com carisma e espontaneidade jamais vistos, rompeu barreiras, conquistou recordes, foi influenciadora antes mesmo do termo definir carreiras na era digital, se consagrou no Brasil e fora dele e soube se reinventar.

Seus primeiros passos na vida artística foram dados como modelo. Depois de uma bem-sucedida carreira entre passarelas e flashes, sua estreia na TV foi à frente do Clube da Criança, em 1983, na extinta TV Manchete. Com visual único e espontaneidade que ia na contramão do estilo roteirizado da TV, Xuxa chamou atenção da Globo, para onde migrou em 1986.

Na Globo, Xuxa saiu de apresentadora infantil para Rainha. Em 29 anos de reinado, estrelou 11 programas e mais de 20 especiais. A Rainha dos Baixinhos estreou com uma atração diária, que levava seu nome no título: o Xou da Xuxa.

Ela representou uma inovação para a televisão, começando por sua própria figura à frente de um programa, quando o habitual era o comando de bonecos e personagens que remetem ao universo lúdico. A loira, então, chegou com uma linguagem de igual para igual.

Os programas eram verdadeiras festas da Xuxa. As atrações misturavam brincadeiras, músicas, números circenses, desenhos animados e quadros especiais. Tudo isso com uma plateia formada por dezenas de crianças.

Rapidamente, a Rainha dos Baixinhos se tornou campeã de audiência. O Xou da Xuxa, por exemplo, virou franquia e foi exportado para países como Argentina, Colômbia e Peru.

Música e cinema – Os elementos que nasceram para atender as demandas de estar diariamente por horas na televisão foram além da TV, viraram marcas eternizadas, como a nave e os personagens a sua volta, a exemplo de Dengue, Praga e as paquitas. Da mesma forma, as músicas, em um primeiro momento pensadas para embalar os programas, renderam à loira o título de recordista de vendas de discos no mundo. São mais de 50 milhões de cópias. Ela foi indicada seis vezes ao Grammy e ganhou duas delas.

O universo Xuxa também ganhou as telonas. Ela atuou em 21 anos e alcançou mais de 37 milhões de espectadores. O filme Lua de Cristal, por exemplo, vendeu 4,1 milhões de ingressos e é um dos longas brasileiros mais assistidos da história.

Record TV – Em março de 2015, depois de 29 anos na Globo, Xuxa assinou contrato com a Record TV. Sua chegada à emissora para assinar o vínculo foi transmitida ao vivo, em um dos maiores eventos da história do canal.

Sua estreia na nova casa foi com um programa homônimo, em agosto de 2015. A atração ficou no ar até dezembro de 2016. Em abril de 2017, Xuxa estreou o programa Dancing Brasil, uma versão brasileira do programa estadunidense Dancing with the Stars. Em janeiro de 2020, com o fim do contrato com a Record TV, a decisão foi de não renovar o vínculo.

Hoje – Em janeiro de 2021, Xuxa fechou uma parceria com o Globoplay para um documentário sobre sua trajetória. Com produção e direção de Pedro Bial, a previsão é de que o projeto chegue à plataforma ainda este ano.

Há alguns dias, a Disney+ liberou o primeiro teaser de Tarã, série nacional estrelada por Xuxa. A previsão de estreia é para o segundo semestre de 2023.

A partir do dia 14 de abril, Xuxa também será vista no comando do Caravana das Drags, ao lado de Ikaro Kadoshi, no Prime Vídeo. Trata-se de uma competição entre 10 drag queens de todo o Brasil.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AL-BA irá apreciar projeto que prevê desconto para doadores de sangue em ingressos de eventos na Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) está prestes a julgar um projeto de lei que oferece um desconto de 20% em ingressos de...

Lucro do FGTS: saiba quem tem direito e quando dinheiro é depositado

Imagine um cenário onde, de repente, um montante de R$ 12,9 bilhões se torna disponível para trabalhadores brasileiros. É exatamente isso que o...

Manobras arriscadas e falta de atenção: Marinha aponta principais causas de acidentes em embarcações na Bahia

A travessia que liga Salvador a Itaparica, passando por Morro de São Paulo e Valença, tem se tornado um campo de alerta em...