Jerônimo entrega Policlínica Regional de Saúde em São Francisco do Conde

Publicado:

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, na manhã desta quarta-feira (22), em São Francisco do Conde, a 25ª Policlínica Regional de Saúde. Com investimento total de R$ 14,9 milhões, entre obras, equipamentos e veículos para transporte dos pacientes, a unidade oferece serviços ambulatoriais, com 11 especialidades médicas e exames de alta complexidade. Além de São Francisco do Conde, a unidade atende os municípios de Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara, contemplando uma população de 267 mil habitantes.

Jerônimo Rodrigues destacou que as Policlínicas Regionais fazem parte de uma política pública desenhada pelo Governo da Bahia que visa garantir à população atendimento de qualidade e, com isso, diminuir a busca de serviços de saúde na capital ou em hospitais regionais. “As entregas das policlínicas são uma estratégia muito importante, além da construção e reforma de hospitais estaduais, como fizemos em Feira de Santana, nesta semana”. Ele pontuou ainda a entrega de dois novos hospitais, o de Itaberaba e o Ortopédico, em Salvador, que serão entregues em breve.

Com operação partilhada entre o Governo do Estado e os municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo, as Policlínicas Regionais só atendem pacientes encaminhados pelas unidades de atenção primária dos municípios. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explica o modelo de atendimento. “Neste caso, são seis municípios credenciados e consorciados, e eles fazem encaminhamento via secretarias municipais de saúde. Lá tem uma fila única aguardando o procedimento e consultas ambulatoriais e eles programam o encaminhamento a partir da agenda disponibilizada pelo consórcio. A partir disso, os municípios, com a disponibilização dos micro-ônibus e das vans, trazem os pacientes para o cumprimento dessas agendas”, detalhou.

 

 

O Estado é responsável por 40% do custeio da operação, e os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados. O prefeito de Candeias e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde Baía de Todos-os-Santos, Pitágoras Ibiapina, enfatiza a importância do equipamento de saúde para a população das cidades consorciadas. “Tenho certeza que essa policlínica vai ser de grande serventia para nossa população e ainda ajudar a diminuir a fila da regulação”.

 

O município de Ilhéus será o próximo a contar com uma Policlínica Regional. Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), as obras do equipamento já estão 70% concluídas e a previsão é que, ainda no primeiro semestre deste ano, possa ser entregue. O Governo do Estado também trabalha para a implantação de outras cinco unidades nas regiões de Feira de Santana; no Vale do Jiquiriça; no oeste e no norte baiano; além da Região Metropolitana de Salvador.

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pedido de pizza ao 190 volta a salvar mulher em caso de violência doméstica na Bahia

Um pedido de pizza ao telefone 190 salvou mais uma vida na Bahia. O caso ocorreu na noite de sexta-feira (5)...

Grávida passa mal ao tentar entrar em presídio com droga escondida nas partes íntimas, em Feira de Santana

Uma mulher grávida passou mal e precisou ser hospitalizada ao tentar entrar no Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS) com maconha escondida...

Governo da Bahia entrega novas unidades de Segurança Pública em Ponto Novo

Neste sábado (6), Ponto Novo recebeu um importante reforço na segurança pública. O Governo do Estado da Bahia inaugurou duas novas unidades integradas:...