Março Lilás: Unidades Básicas de Saúde teixeirenses realizam rastreamento do câncer do colo do útero

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

marcolilas

Neste mês é celebrado o Março Lilás, voltado para a conscientização e prevenção do câncer do colo do útero. Esta é a terceira doença mais frequente entre a população feminina no Brasil, atrás do câncer de mama e de colorretal. Por isso, a Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas intensificará as ações de sensibilização e realização de preventivos.

Todos os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, estão participando de um curso de capacitação em rastreamento do colo do útero realizado pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Diretoria da Atenção Básica Municipal; a modalidade teórica foi realizada em fevereiro e no mês de março, será realizada a modalidade prática por meio da coleta de preventivos nas unidades. 

O exame é voltado para todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. Para a realização do exame exige-se que as atendidas não estejam menstruadas, não tenham relação sexual (mesmo com o uso de preservativos) dois dias antes e não usem duchas ou medicamentos vaginais no mesmo período de tempo. O não cumprimento das orientações acarretará na não realização da coleta do preventivo.

Com o diagnóstico precoce, os profissionais de saúde poderão detectar lesões que indicam a possibilidade da doença em estágio inicial, reduzindo  significativamente a mortalidade pela doença com o tratamento adequado. Por isso é extremamente importante que as mulheres teixeirenses compareçam nas UBS mais próximas de casa o quanto antes para agendamento.

O post Março Lilás: Unidades Básicas de Saúde teixeirenses realizam rastreamento do câncer do colo do útero apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em Brasília, Feliciano recebe o Pr. Flávio Amaral e discutem sobre destransição de gênero

O pastor Flávio Amaral, conhecido por seu trabalho com pessoas que buscam a destransição de gênero, foi recebido em Brasília pelo deputado federal Marco Feliciano. O encontro, que ocorreu após uma entrevista de Amaral ao portal O Fuxico Gospel, intermediada pela pastora Priscila Oliveira, assessora do deputado, teve como foco principal o apoio a esse

Nota de Pesar – Prefeitura lamenta morte de aluno João de Souza Matos

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa com pesar o falecimento de João de Souza Matos, aluno da Escola Municipal Alfredo Felix Correia, no domingo (28). (Foto: Reprodução) Neste momento de dor, a gestão municipal expressa seus sentimentos à família e aos amigos. O post Nota de Pesar – Prefeitura lamenta morte de aluno

Lukas Agustinho lança novo single “Louve” com Samuel Messias e Eliezer de Tarsis

O cenário musical brasileiro se ilumina com o lançamento do mais recente trabalho de Lukas Agustinho, “Louve”, já disponível nas principais plataformas de streaming. O cantor, que conta com mais de 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify, traz uma colaboração especial com Samuel Messias e Eliezer de Tarsis, dois nomes importantes da música cristã