REFIS 2023: concessão de desconto para regularização de débitos com o município vai até o dia 30 de abril; saiba mais

Escrito por: Diógenes Cunha

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

refis 2023

Entre os dias 01 de março e 30 de abril, os débitos tributários gerados até 31 de dezembro de 2022, seja por pessoas físicas ou jurídicas, poderão ser pagos à vista ou parceladamente, com o benefício de anistia de juros e multa, na forma dos descontos de 100% (para pagamentos à vista), ou 90% (para pagamentos parcelados em até 10 vezes).

Para ter direito ao benefício, é necessário que o contribuinte, pessoa física ou jurídica, deve estar em dia com seus tributos referente ao Exercício 2023, sendo que em relação ao IPTU, com a quitação integral, mesmo que o imposto tenha prazo de vencimento a vencer em 2023.

Os débitos ainda não constituídos deverão ser confessados de forma irretratável e irrevogável, por meio de Termo de Adesão e de Confissão de Dívida, acompanhado do respectivo Pedido de Parcelamento. Estão excluídos deste procedimento os débitos sobre o imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI).

O vencimento da primeira parcela ocorrerá em até cinco dias da formalização do pedido, e as demais em até trinta dias do pagamento da primeira parcela, por opção do contribuinte. Os benefícios ao contribuinte serão automaticamente cancelados diante da ocorrência de uma das seguintes hipóteses:

I – A falta de pagamento de três parcelas consecutivas ou alternadas;

II – Atraso com o pagamento de qualquer parcela há mais de 90 (noventa) dias;

III – A constatação, pela Secretaria Municipal de Finanças ou pela Procuradoria Geral do Município, de qualquer ato tendente ao esvaziamento patrimonial do sujeito passivo como forma de fraudar o cumprimento do parcelamento;

IV – Declaração de falência ou extinção pela liquidação da pessoa jurídica;

V – Cisão da pessoa jurídica, exceto se a sociedade nova, oriunda da cisão ou aquela que incorporar a parte do patrimônio, assumir solidariamente com as obrigações ajustadas com o Município.

O parcelamento, uma vez cancelado, implicará na inscrição do saldo remanescente em Dívida Ativa, se o crédito não estiver inscrito, com acréscimos de todos os encargos antes excluídos, mais a cláusula penal de 20%; sua consequente execução ou o prosseguimento desta, caso o contribuinte já se encontre ajuizado. 

Após o fim do prazo de adesão aos benefícios (anistia e desconto) então concedidos, todos os demais débitos inscritos na Dívida Ativa deste Município que não tenham sido objeto de parcelamento serão enviados para o apontamento junto ao Cartório de Protesto de Títulos da Comarca de Teixeira de Freitas, e/ou para a cobrança judicial por meio da Execução Fiscal pela Procuradoria Geral do Município.

refis-2023-docBaixar

O post REFIS 2023: concessão de desconto para regularização de débitos com o município vai até o dia 30 de abril; saiba mais apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Teixeira de Freitas inicia construção de UBS em Nova América (BA)

Resumo: Teixeira de Freitas inicia a construção da UBS Tipo I no bairro Nova América, com recursos próprios. A unidade reunirá atendimento da...

Prefeitura de Teixeira de Freitas participa da 42ª Expo com ações em diversas áreas do município

Resumo jornalístico Teixeira de Freitas participa da 42ª Expo com estande institucional envolvendo as secretarias de Agricultura, Cultura e Turismo e Meio Ambiente. Exposição apresenta...

Prefeitura de Teixeira de Freitas pavimenta Rua Luís Viana Filho com concreto

Resumo jornalístico — Teixeira de Freitas recebe pavimentação da Rua Luis Viana Filho, no Jardim Caraípe. Obra tem ~215 metros de extensão, ~5...