Servidores da Justiça paralisarão atividades por 24h esta semana; Sintaj cobra diálogo com TJ-BA

Publicado:

Na quinta-feira (16), servidores dos serviços auxiliares do poder judiciário da Bahia irão paralisar as atividades por 24 horas. A decisão foi tomada pelo Sintaj, sindicato da categoria, em assembleia geral realizada em 10 de março.

 

Os profissionais querem que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) atenda à pauta de reivindicações entregue pelo Sintaj no dia 2 de março, em reunião com o presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco.

 

Segundo o sindicato, “frustrando as expectativas”, o magistrado não apresentou até o momento nenhuma resposta concreta. “Informando apenas que iria se reunir com o governador Jerônimo Rodrigues para tratar de questões orçamentárias, porém, sem data definida”, diz a entidade em nota.

 

Entre as reivindicações estão a progressão funcional por merecimento, anterior a 2013; o retorno do abono pecuniário extinto em 2015 e reestabelecido apenas para os magistrados; o auxílio-saúde para aposentados e pensionistas, que desde julho de 2021 vem sendo negado; e a recomposição salarial, que o sindicato aponta que a defasagem persiste desde 2016, estando em 50,55% a perda do poder de compra dos trabalhadores.

 

A paralisação de 24 horas também acontecerá no dia 22 de março, quando ocorrerá mobilização em frente ao TJ-BA, e no dia 29 de março, com ato unificado junto a outros sindicatos e entidades representativas, em frente à Governadoria, e em seguida caminhada até a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem de 30 anos é morto a tiros no Bairro Novo Prado em Itamaraju

Publicado: 21 Julho 2025 Na noite do último sábado (20), a cidade de Itamaraju foi abalada por um crime brutal. Ronaldo de Souza Jardim,...

Presidente do TJ-BA reinaugura Fórum de Ipirá com instalação da 2ª Vara Cível e do Cejusc

Na última sexta-feira (18), a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), fez história ao reinaugurar o...

Porteiro é agredido por ex-policial militar em condomínio no Ogunjá

Na noite de sábado, 19, um incidente alarmante ocorreu em um condomínio na Avenida General Graça Lessa, no Ogunjá, em Salvador. Um porteiro...