STJ não dá prazo para julgar caso de homicídio contra pai de ministro

Publicado:

O gabinete do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Saldanha Palheiro não informou um prazo para analisar um processo por homicídio qualificado contra José Juscelino dos Santos Rezende, pai e principal padrinho político do ministro das Comunicações do governo Lula. Um recurso do caso está parado no gabinete há um ano e meio.

Na última terça-feira (28/2), a coluna mostrou que Juscelino Rezende é réu na Justiça do Maranhão por encomendar a morte de um agiota na cidade de Vitorino Freire, no interior do estado, reduto eleitoral da família. O caso está travado no STJ desde setembro de 2021, quando o Ministério Público Federal pediu a rejeição de um recurso de Rezende, pai do ministro das Comunicações. Na época, o filho do ex-prefeito era deputado federal.

O mérito da denúncia ainda não foi analisado porque o Ministério Público maranhense tenta transferir o julgamento para a comarca de São Luís desde 2014. A acusação alegou ao STJ que o júri popular estará sob a influência política de Rezende se a ação transcorrer em Vitorino Freire (MA). Rezende foi prefeito da cidade por oito anos. A prefeita atual é sua filha e irmã do ministro das Comunicações.

Procurado, o gabinete do ministro do STJ Antonio Saldanha afirmou que prioriza julgamentos com réus presos, e que conta com um acervo de 8,9 mil processos. O tribunal não deu previsão para julgar o caso de Rezende.

“O gabinete do ministro Antonio Saldanha Palheiro tem, atualmente, um acervo de cerca de 8,9 mil processos. O gabinete recebe, em média, 40 habeas corpus por dia, sendo que a prioridade para julgamento é sempre para processos com réus presos, o que não corresponde ao caso apontado na demanda. Assim, o processo em questão deverá ser julgado observada a cronologia do acervo do gabinete”, afirmou o gabinete, em nota.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolívia em transe 

Neste domingo (17), a Bolívia se prepara para um momento decisivo em suas eleições gerais, em meio a uma crise econômica acentuada e...

Vereadora reclama de cobranças aos domingos: “Preciso meter”. Vídeo

Em Ponte Nova (MG), uma declaração de Fernanda Bitenco, vereadora do município, gerou controvérsia nas redes sociais. A parlamentar expressou sua insatisfação com...

Com bandeira de Israel, apoiadores esperam Bolsonaro em hospital

No coração de Brasília, um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) se reuniu em frente ao Hospital DF Star, ansiosos pela chegada...