TJ/BA retira da PM exclusividade de investigação de crimes praticados por policiais militares

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgou constitucional a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra uma normativa de 2019, que restringiu à própria PM a exclusividade de investigar crimes violentos cometidos por militares.

Com a decisão, publicada no dia 23 de março, perdem a aplicabilidade seis pontos do documento, inclusive o que determina a exigência de pedido do MP, do titular da SSP-BA e/ou do delegado-geral para que a Polícia Civil investigue casos de homicídio doloso, consumado ou tentado, ainda que praticado contra civil; homicídio culposo e a lesão corporal seguida de morte atribuída a militar estadual em serviço. O Estado da Bahia ainda pode recorrer da decisão colegiada.

Na ação, o MP argumenta que o processamento e julgamento dos crimes cometidos por militares estaduais não pode invadir a competência do tribunal do júri quando a vítima for civil. Conforme a decisão, pontos da normativa ferem a Constituição do Estado da Bahia, assim como “distorcem o modelo federativo de segurança pública e atribuições investigativas dos órgãos de segurança pública estadual, como praticamente subordinam a atuação da Polícia Civil a situações específicas, enquanto a Polícia Militar mantém o poder de investigar nesses casos de forma ampla e irrestrita”.

“Declara-se inconstitucionais os arts. 3º, 7º, 8º § 2º, 16 e 18 da Instrução Normativa 01/2019 por ofensa formal aos arts. 11, 125, 147 e 148, IV, da Constituição do Estado da Bahia”, diz a decisão.

A ação ajuizada pelo MP teve como participantes “amicus curiae” (amigo da corte) o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (Sindipoc) e o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado da Bahia (ADPEB).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM resgata 77 aves silvestres na Região Metropolitana de Salvador

Policiais militares da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) realizaram uma operação na manhã de sábado (30) que resultou...

Mutirão realiza mais de 1.100 regulações e transferências de pacientes na Bahia neste final de semana

Um recente mutirão de saúde na Bahia resultou em 1.133 transferências de pacientes para unidades de referência, realizadas neste sábado (30)....

Empresária baiana se recupera após coma de 28 dias causado por intoxicação com ‘soro da imunidade’

Uma empresária da Bahia voltou a se recuperar após um grave incidente de saúde que a deixou em coma por 28 dias. O...