Governo Lula diz que compras on-line nunca tiveram isenção e não ganharão nova taxa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (12), que não haverá nova taxa para compras internacionais on-line. De acordo com a nota do Ministério da Fazenda, não haverá fim de isenção de imposto porque nunca houve tributo cobrado sobre esse tipo de transação.

 

“Nunca existiu isenção de US$ 50 para compras on-line do exterior. Portanto, não faz sentido afirmar que se pretende acabar com o que não existe. Nada muda para o comprador e para o vendedor on-line que atua na legalidade”, explicou o governo.

 

Segundo o Ministério da Fazenda, o que deve ser feito no caso dessas compras é um aumento da fiscalização, obrigando o exportador a prestar declaração antecipada com dados do vendedor e de quem compra, além do próprio produto.

 

Ainda conforme informações do governo federal, a isenção para exportações de até 50 dólares vale apenas para transações entre pessoas físicas. Logo, o fim dessa vantagem não afetaria compras realizadas em aplicativos como Shein, Shopee e Ali Express.

 

“Esse benefício se aplica somente para envio de pessoa física para pessoa física.  Se, com base nele, empresas estiverem fracionando as compras, e se fazendo passar por pessoas físicas, estão agindo ilegalmente. Com as alterações anunciadas, não haverá qualquer mudança para quem, atualmente, compra e vende legalmente pela internet”, defendeu o governo Lula.

 

Para a administração federal, as mudanças a serem implementadas pelo Ministério da Fazenda serão benéficas ao consumidor brasileiro e também às empresas nacionais.

 

“As mudanças vão beneficiar o consumidor que vai receber suas compras on-line mais rápido, com mais segurança e qualidade. Isso porque os produtos terão o processo de liberação agilizado, a partir das informações prestadas pelo vendedor legal, enquanto ainda estiverem em trânsito para o país. Beneficiam-se também as empresas brasileiras, sobretudo as pequenas empresas, que são as que mais empregam e pagam corretamente os seus tributos”, concluiu a Fazenda.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carla Zambelli troca de cela em presídio após agressões de outras detentas na Itália

Carla Zambelli, ex-deputada federal pelo PL de São Paulo, foi transferida de cela após relatar agressões ocorridas dentro de uma penitenciária em Roma,...

Renata Alves se despede de Ticiane Pinheiro após 20 anos na Record

Renata Alves se despede de Ticiane Pinheiro após 10 anos no Hoje em Dia Renata Alves se despediu de Ticiane Pinheiro após uma década...

Curtas e venenosas: Retrospectiva 2025 rendeu mesmo para as ‘musas’ do axé

Panorama de 2025 no Axé regional: No início de 2025, os acontecimentos no cenário musical ganharam destaque. A Rainha Má (la) viu o...