Justiça dá 30 dias para Brumado elaborar plano de atendimento multidisciplinar para autistas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que o município de Brumado apresente um plano para regularizar o serviço multidisciplinar oferecido a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos em até 30 dias. A decisão, expedida nesta segunda-feira (11), considerou uma ação movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

 

A juíza Camila Vasconcelos decidiu que deverão ser contratados, em até 60 dias, profissionais suficientes das áreas da fisioterapia e terapia ocupacional para suprir as necessidades prescritas pelos médicos aos pacientes.

 

LEIA TAMBÉM:

Município de Brumado é acionado após insuficiência no atendimento de crianças e adolescentes autistas

 

Conforme a decisão, o município deverá desenvolver um programa de atendimento a crianças e adolescentes diagnosticados com TEA e/ou outros transtornos, com o censo e cadastramento destes munícipes, além de garantir a “continuidade e regularidade da oferta formal e suficiente dos serviços” estabelecidos.

 

A juíza estabeleceu ainda que sejam apresentados os comprovantes de contratações já realizados e em andamento de profissionais das áreas de neuropediatria, psicologia e fonoaudiologia.

 

Na ação movida pelo MP-BA, a promotora Daniela de Almeida apontou que uma investigação feita a partir das denúncias de pais e responsáveis constatou a omissão do município de Brumado em disponibilizar os atendimentos necessários para as crianças e adolescentes com TEA, inclusive, um termo de ajustamento de conduta (TAC) foi proposto, mas o Executivo municipal recusou, alegando que já havia contratado os profissionais necessários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Médico morto por colega em restaurante é enterrado no interior de SP

A despedida de Luís Roberto Pellegrini Gomes, 43 anos, começou às 7h no Velório Municipal de Rafard, cidade natal do médico. O sepultamento...

VÍDEO: Acidente envolvendo trens de alta velocidade deixa ao menos sete mortos e 100 feridos na Espanha

Ao menos sete pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas após dois trens de alta velocidade descarrilharem em Adamuz, próximo de Córdoba, na...

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...