Gana é o primeiro país a aprovar uso de vacina contra malária

Publicado:

Gana é o primeiro país do mundo a aprovar a aplicação em massa de um imunizante contra a malária, a vacina R21, desenvolvida pela Universidade de Oxford.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (13/4) e regulamenta a vacinação de crianças contra a enfermidade, uma medida que já está em curso desde 2019.

O esquema de vacinação prevê quatro doses no intervalo de um ano. Já há um acordo para a compra de 200 milhões de doses de vacina, que seriam suficientes para imunizar completamente 50 milhões de pessoas.

Eficácia de 80%A malária é uma doença endêmica de várias regiões tropicais do mundo, incluindo a amazônia brasileira. Por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 619 mil pessoas morrem por conta da doença.

A vacina aprovada no Gana apresentou eficácia de 80% no esquema completo de quatro doses, segundo estudos publicados em setembro do ano passado.

Os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, suor excessivo e dor de cabeça. Se não tratada rapidamente, a enfermidade pode provocar convulsões, hemorragias e, em casos graves, mortes.

A doença atinge uma média de 150 mil brasileiros por ano, segundo o Ministério da Saúde, majoritariamente na região Norte. Uma vacina brasileira contra a malária está sendo testada em humanos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça britânica condena BHP por desastre de Mariana e aponta imprudência na operação da Barragem de Fundão

A mineradora anglo-australiana BHP foi condenada nesta sexta-feira pelo Tribunal Superior de Justiça de Londres, em relação...

Motociclista morre em acidente com ônibus no bairro de Pernambués

Um motociclista de 40 anos perdeu a vida na manhã desta sexta-feira, 14, em um trágico acidente na Avenida Thomaz Gonzaga, em Pernambués,...

Alvo da PF por corrupção encontrou com Renan Filho para discutir obras

Diogo José Andrade Romão, empresário investigado por corrupção em contratos públicos, se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em fevereiro deste...